domingo, 1 de abril de 2012

Distúrbios do prazer

clip_image002ASSUNTO
Abuso, relações afetivas e sociais, fanatismo religioso, homofobia, automutilação.
O filme é denso, difícil de assistir. Após 15 anos de invisibilidade dentro do casamento, Nancy parece buscar confirmação de sua existência através da dor. O prazer está associado à dor, revelando sua vida torturante. Na terapia, Nancy deixa claro o sentimento de e não existir, nem sua mãe, nem tampouco o marido a percebem. Cansada de ser rejeitada por aqueles que deveriam lhe dar amor, suporte para sua existência, Nancy anseia por liberdade. Estar presa a um corpo que a impele a autodestruição de forma lenta e rotineira lhe causam pavor. Sua invisibilidade a atormenta, apenas nos momentos de dor consegue dar sentido a vida. Tal experiência a faz crer que a vida é prisão, é sofrimento, é dor. Abusada pelo tio, rejeitada pela mãe e ignorada pelo marido, ela não se suporta mais e tenta o suicídio. Não acredita na terapia, enfrenta suas verdades no mundo virtual, onde se revela como de fato é. Sua perversidade encontra amparo naquele que poderá libertá-la: A pessoa que aceita matá-la. Desafia a terapeuta, que a enfrenta pela primeira vez, quando diz: Nada posso fazer por você, se você não quiser ser ajudada! (único momento em que Nancy mostra algum respeito pela terapeuta). O suposto assassino se revela atraído emocionalmente por quem ela realmente é, mas já não consegue alcançá-la. Sua decisão é clara, precisa sentir-se livre e a vida pra ela é uma prisão. Ser apresentado como trama baseada em fatos reais provocou reações negativas de alguns críticos, que consideraram que apenas alguns fatos reais serviram de remendo a trama que, segundo eles, foi mal costurada. O filme tem um ritmo lento, provoca polêmica e explicita questões da sexualidade difíceis de ser exploradas. Não é indicado para menores, aliás, é indicado para poucos. As questões sexuais são mais bem exploradas do que as psicológicas. As relações da personagem são apresentadas de forma confusa, não fornecendo material suficiente para qualquer tipo de conclusão. Vale ressaltar que as cenas de automutilação e de práticas sadomasoquistas nem sempre são motivos de sofrimento para muitas pessoas, que vivenciam apenas prazer, sem qualquer tipo de constrangimento.
SINOPSE
Nancy foi abusada pelo tio quando criança e hoje é casada com um executivo insensível, Albert. Sofrendo de tendências suicidas, ela é adepta de auto-mutilação e de práticas sadomasoquistas. Mas nem mesmo isso Albert percebe. Um dia, ao voltar do trabalho, ele encontra um bilhete deixado pela esposa, dizendo ter ido encontrar amigos. Quando, na verdade, Nancy fugiu para buscar salvação em Louis Farley, homem que conheceu na internet. Os dois se confortavam através de emails, fotografias e promessas sexuais, mas agora buscam juntos a liberação completa das dores da vida. Albert Stockton chega do trabalho e encontra um bilhete de Nancy, sua esposa há 15 anos, dizendo que foi ver alguns amigos, mas é mentira. Nancy foi embora com Louis Turley. A vida de Louis, como a dela, tornara-se uma perversa busca por afinidade e realização sexual, nos obscuros caminhos da internet. Albert rastreia Louis e ouve como ele e Nancy se conheceram, começaram seu caso e como terminaram juntos. Albert descobre que nos últimos dias da triste e solitária vida de sua esposa, Nancy fez uma viagem sem volta para a libertação, um lugar onde o desejo é livre, onde a dor se torna prazer e onde o fim é o começo. Um lugar onde ela se uniu a Louis...
Sofrendo de tendências suicidas, ela é adepta de auto-mutilação e de práticas sadomasoquistas. Mas nem mesmo isso Albert percebe. Um dia, ao voltar do trabalho, ele encontra um bilhete deixado pela esposa, dizendo ter ido encontrar amigos. Quando, na verdade, Nancy fugiu para buscar salvação em Louis Farley, homem que conheceu na internet. Os dois se confortavam através de emails, fotografias e promessas sexuais, mas agora buscam juntos a liberação completa das dores da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!