sexta-feira, 30 de julho de 2010

O menino de pijama listrado

o menino de pij list ASSUNTO
Inocência, guerra, amizade, infância, preconceito.
O filme mostra, de maneira emocionante, duas realidades destoantes, vivenciada na Alemanha Nazista, na época da segunda guerra. Bruno, menino puro, de oito anos de idade, filho de um oficial nazista, muda-se com a família para uma nova casa, próxima a um campo de concentração e ali acontece toda a trama. O garoto não consegue entender o ódio que sua nação sente pelos judeus, apesar de toda uma educação que tentava convencê-lo de que isso era adequado e necessário. O filme mostra três lados, o do ódio dos alemães contra os judeus, a inocência da infância que não consegue assimilar a lógica dos adultos e o de alemães que desconheciam ou eram contra os verdadeiro horrores cometidos no campo de concentração. O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
SINOPSE
Drama, 2008Um filme sensível, emocionante e triste. Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.
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A mulher invisível

a mulher invisivel ASSUNTO
Depressão, casais, ideais de relacionamento, atração sexual, separação, rompimento de relacionamentos
O filme convoca-nos a refletir sobre os problemas amorosos quando um ideal ultrapassa os limites e se impõe a uma realidade que se mantém somente no plano da fantasia. Pedro sentia-se também o homem ideal e a relação que parecia ser tão perfeita acaba. Ele cai em depressão, se tranca em casa e “cria” uma namorada, a mulher perfeita, a Amanda. Uma mulher disponível em sua mente que só vem a tona após Pedro passar um tempo de reclusão, devido a separação matrimonial. Ela vem para retirá-lo de seu estado de torpor. A sua criação, ou mecanismo de defesa, vem de encontro com a sua baixa tolerância a frustração. Criar um personagem para enfrentar a solidão para poder ir ao cinema, a boate, sem estar sozinho.
SINOPSE
Pedro (Selton Mello) ainda acredita no conceito do casamento, enquanto que Carlos (Vladimir Brichta) não aceita a possibilidade de que um homem passe toda sua vida ao lado da mesma mulher. Os dois são colegas de trabalho em uma sala de controle de tráfego da prefeitura, onde podem bisbilhotar à vontade a vida das pessoas. Um dia Carlos fica preocupado com o amigo, devido ao estado depressivo dele ao ser abandonado por sua esposa, Marina (Maria Luísa Mendonça). O mesmo acontece com Vitória (Maria Manoella), vizinha de Pedro, que testemunha silenciosamente seu drama através de um buraco na parede. Até que subitamente alguém bate na porta de Pedro. Trata-se de Amanda (Luana Piovani), sua nova vizinha, que veio apenas lhe pedir açúcar. Com um jeito inocente e ao mesmo tempo sedutor, ela muda a vida de Pedro. Só que tem um problema: Amanda é invisível, sendo que apenas aqueles que a desejam muito consegue enxergá-la.
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A morte e a donzela

a morte e a donzela ASSUNTO
Violência, tortura, ditadura
O filme narra a história de Pauline Escobar, uma mulher que sofrera uma intensa tortura durante um período ditatorial do país. O fato acabara se transformando em um trauma, fazendo com que ela praticamente se desligasse do mundo. Acabara casando com um importante advogado e se mudara para uma casa situada no topo de uma colina, onde se encontrava em auto-exclusão da sociedade. Não desejava ter ninguém por perto, nem mesmo permitia que alguém soubesse de sua existência. O verdadeiro confronto se trava no psiquismo dos protagonistas, a personagem depois do sofrimento de certo trauma, reencontra aquele que imagina ter sido o grande algoz de sua vida.

SINOPSE
1994 -Em um país da América do Sul, Paulina Escobar (Sigourney Weaver) é uma mulher que foi torturada durante a ditadura e ainda não se recuperou do trauma. Ela mora em uma casa afastada da cidade grande com seu marido, que também era ativista político. Uma noite ele chega em casa com a companhia de um médico a quem deu carona na estrada. Ouvindo a voz do estranho, Paulina está certa de que trata-se do torturador e decide que é o momento de vingança. O marido não sabe se aquele é o homem ou se Paulina está confusa, mas terá de ouvir o relato de todos os horrores não contados. Baseado na peça de Ariel Dorfman.
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A dona da história

a dona da historia ASSUNTO
Escolhas, ninho vazio, Relações de casal
A Carolina madura está em crise porque os filhos já saíram de casa. A proposta da protagonista é dolorosa: olhar para trás e analisar se suas expectativas na juventude se concretizaram não é fácil. Pensar no “e se...”, nas possibilidades desperdiçadas e nos caminhos escolhidos não é tarefa grata nem aos mais bem sucedidos. No entanto, há tamanha leveza em A Dona da História que tal tarefa nem parece ser tão ingrata quanto parece, muito pelo contrário. O filme faz com que esses tão horripilantes balancetes que fazemos em momentos de crise pareçam necessários para que se saia de uma estagnação. Mais do que propor ao espectador que olhar para trás não é tão doloroso quando se percebe que o saldo (quase) sempre é positivo, A Dona da História é uma ode ao romance, uma prova que a vida cotidiana não precisa ser tão temida. Em tempos de relacionamentos efêmeros, é sempre bom ver um filme dedicado aos casais que passam décadas e décadas juntos, superam as crises e provam que, sim, o amor de sua vida pode aparecer justo na sua. O filme encara de uma forma divertidíssima duas perguntas que nos fazemos a todo o momento: "Será que estou no caminho certo?" e "Será que não podia ter sido melhor?".

SINOPSE
Rio de Janeiro, 1968. Quando tinha 18 anos Carolina (Débora Falabella) conhece o grande amor da sua vida, Luís Cláudio (Rodrigo Santoro), seu primeiro e único namorado, com quem se casa. Quando ela tinha 55 anos, com os quatro filhos já crescidos, eles pretendem vender o apartamento em que vivem, para morar num apart-hotel e viajar. Por ele a viagem dos sonhos seria Cuba, mas ela sempre quis conhecer Paris. No decorrer da venda do imóvel acontecem pequenos conflitos, pois Carolina (Marieta Severo) passa a crer que o amor que tinham um pelo outro acabara e propõe a Luís (Antônio Fagundes) terminarem o casamento. Ele, por sua vez, retruca dizendo que é mais uma discussão passageira. O imóvel é vendido. Os dois pegam o elevador do prédio e, antes de cada um ir para um canto, Luís insiste que deveriam viajar e entrega a Carolina uma passagem aérea, que ela não dá importância. Ela vai tomar um banho e então começa um grande momento de reflexão, no qual "se encontra" com a jovem Carolina, ou seja, ela mesma, e começa a pensar como teria sido sua vida se, no dia que Luís a pediu em casamento, ela tivesse dito não. Através de um confronto e diálogo com a jovem que foi aos 18 anos, ela revive os sonhos do passado e as possibilidades de ter seguido outros rumos e conhecido outros amores. Na maturidade Carolina viverá plenamente o privilégio de rever a sua própria história e se reencontrar no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido, ao lado ou longe do grande amor de sua vida.
Algumas cenas aqui
Outras cenas aqui
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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Garota interrompida

garota interrompida ASSUNTO
Drogas - Borderline - sexualidade – adultos

Conta a história de uma garota que tem problemas de comportamento e uso de drogas, que foi internada, pela família, em um hospital psiquiátrico. O filme mostra as relações estabelecidas entre os pacientes e dos pacientes para com a instituição, e as mudanças que ocorrem com esta personagem. Além dessa personagem aparecem outras com histórias diferentes e que nos fazem pensar nas relações humanas.
Visão da psiquiatria: Em DUBUGRAS, Maria Thereza Bonilha; MARI, Jair de Jesus; SANTOS, José Francisco Fernandes Quirino dos. A imagem do psiquiatra em filmes ganhadores do Prêmio da Academia entre 1991 e 2001. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul,  Porto Alegre,  v. 29,  n. 1, Apr.  2007 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082007000100018&lng=en&nrm=iso>. access on  28  July  2010.  doi: 10.1590/S0101-81082007000100018.)
SINOPSE
Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.clip_image001
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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Valentin

valentin ASSUNTO
Separação - perda - reconfiguração familiar. Adultos ausentes, crianças presentes
Valentin pode ser estrábico e usar óculos fundo de garrafa, mas enxerga perfeitamente a fraqueza de caráter de seu pai, a carência emocional de sua avó e os pontos fracos da maioria dos adultos que o cercam. O mundo infantil de Valentin é atravessado pelas complicadas questões e dramas dos adultos e, sem encontrar nestes as respostas ou mesmo continência, ele tenta montar os quebra-cabeças da vida a seu modo. Diante das mais complicadas situações, concretas e emocionais, vai criando soluções engenhosas – e que no filme, pelo menos, quase sempre dão certo! - sem que para isso precise tornar-se um adulto. Como ele mesmo diz: “E sim, algumas coisas saem bem, outras saem mal. Enfim, a vida é como um talharim”.

SINOPSE
1960, Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 9 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando, seu pai é um homem distante, incapaz de assumir responsabilidades e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai. Valentin é uma criança solitária, em uma busca constante por amor e afeto. Mas seu pai não quer remexer no passado e, além de tudo, está mais preocupado com seus relacionamentos passageiros.
Trecho do filme

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A cura

a cura ASSUNTO
Infância , amizade, preconeito, doenças crônicas, AIDS
A AIDS é tratada de forma séria, mas ao mesmo tempo é mostrada de forma que Dexter, o personagem que possui a doença, não deixe de viver por culpa dela. O preconceito existente à doença também é retratado, principalmente pela postura tomada pelos garotos e pela própria vizinhança de Dexter e sua mãe. Mas o melhor do filme é justamente a amizade que nasce entre Dexter e Erik, inicialmente ainda baseada no receio, mas que depois se transforma em uma jornada em busca de salvar a vida de um amigo, tentando de todas as formas encontrar algo que possa mantê-lo vivo. O que parecia improvável pelas diferenças que afastavam os meninos, acaba se transformando em uma amizade sólida e verdadeira.
SINOPSE
Dexter e Eric nunca foram grandes amigos, mas têm algo em comum, a solidão. Eric tem um difícil relacionamento com sua mãe e Dexter foi contaminado pelo vírus da AIDS durante uma transfusão de sangue. Surge uma grande amizade e entre ervas milagrosas e muito chocolate, Eric tenta "curar" Dexter. Sem muito sucesso eles pegam uma carona em um barco para Nova Orleans e resolvem encontrar um médico que diz ter encontrado a cura para a doença. Longe de casa eles vivem a maior de todas as aventuras e descobrem o poder da amizade e da compreensão. Um poder que é a cura para todos seus medos e preconceitos.
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Lado a lado

lado a lado ASSUNTO
Câncer, suporte familiar, morte, luto, relações familiares, família recasada.
Depois de uma longa série de argumentos e de ofensas entre Isabel, Jackie e Anna, Luke faz a proposta de casamento para Isabel, a família recasada traz mais dificuldades nas relações. . Isso causa ainda mais fricção entre as crianças, que querem seus pais juntos novamente, e Isabel. No entanto, quando as coisas não podiam mais piorar, Jackie é diagnosticada com câncer e informada que pode provavelmente morrer por causa da doença. Essas notícias chocantes provocam mágoas e arrependimentos, e ensinam a todos lições sobre amor, família e força.
SINOPSE
Uma jovem de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma bela e renomada fotógrafa (Julia Roberts). O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa que as chances de reconciliação de seus pais se tornam quase nulas. Por sua vez, a mãe das crianças (Susan Sarandon) ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero "mãe perfeita". A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de dar tanta atenção aos enteados que acaba perdendo o emprego, pois deixou de ser a profissional competente que era. Até que uma notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares. A vida de todos mudam quando Jackie descobre que tem câncer. Os filhos têm que encarar a possibilidade de perder a mãe e Isabel de virar a nova mãe deles.
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A cor púrpura

a cor purp ASSUNTO
Preconceito, abuso, homossexualidade, dominação e dependência na relação conjugal.
O filme tem o mérito de desnudar a sociedade negra pós-escravidão sob uma bem-sucedida visão imparcial. Mostra que a crueldade não estava apenas na escravidão antes imposta pela casta branca, mas sim dentro das próprias famílias negras da época, que reprimiam as mulheres de forma ainda mais implacável que seus opressores. O sofrimento da personagem de Whoopi Goldberg não encontra consolo em ninguém de sua família (exceto por sua irmã), mas em pessoas que vêm de fora e não necessariamente se encaixam dentro do padrão aceito pela sociedade, como a cantora de cabaré Shug (Margaret Avery) ou a nora de seu truculento marido. A personagem principal é vítima de violência psicológica e sexual por parte do pai, violência física e psicológica pelo marido e torna-se ela mesma defensora do uso da violência para lidar com “mulheres insolentes”, fornecendo um exemplo da transmissão intergeracional da violência. Embora partindo de um tema pesado, o filme é impregnado com mensagens de alegria, demonstrações de afeto e superação pessoal, esplendidamente personificadas por Whoopi Goldberg.
SINOPSE
Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
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A cor do paraíso

a cor do paraiso ASSUNTO
Deficiência Visual, preconceito, relações familiares
Trata-se do drama de um menininho cego (o excelente Mohsen Ramezani, cego de verdade) rejeitado pelo pai. Se o documentário brasileiro Janela da Alma é um filme sobre deficientes visuais que se vale mais da palavra do que da imagem, no iraniano A Cor do Paraíso acontece justamente o contrário. O diretor faz uso do belo cenário natural e da exploração sensorial dos sons para tentar mostrar que a vida pode ser percebida de outras maneiras. E que o paraíso pode estar bem ali, no meio do inferno - basta querer vê-lo. Um filhote de passarinho esperando para ser colocado de volta ao ninho; o toc-toc-toc dos pica-paus; o colorido dos campos onde o menino cego brinca com as irmãs; a superioridade que ele demonstra na leitura em braile durante uma classe com crianças "normais": cada um desses pequenos momentos carrega em si grande significado. “A Cor do Paraíso" possui quase todos os elementos de uma tragédia grega, um personagem com a falha trágica (o pai de Mohamad), a vontade dos deuses (neste caso de Alá) que rege todas as coisas, uma série de eventos relacionados que conduz à epifania e ao final catártico.
SINOPSE
A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes. Com a chegada das férias, ele espera passar algum tempo com as irmãs, a avó e o pai no vilarejo onde mora a família. Viúvo, o pai encontra-se com dois problemas em relação ao filho: não tem mais condições de mantê-lo na escola especial, e pretende se casar novamente e o menino deficiente é como um obstáculo para isso. Por isso, não quer que ele passe as férias em casa, mas junto a um marceneiro cego que pode tomar o menino como aprendiz. O filme gira em torno desta delicada relação entre pai e filho, dos laços de família e da sensibilidade do menino cego. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida.
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8 Mille

8 mille ASSUNTO
Cultura suburbana, superação, família, preconceito
8 Mile é o retrato de uma semana na vida de um grupo de jovens que luta por um lugar ao sol na decadente cidade de Detroit, em 1995. Para pessoas como Jimmy ‘Rabbit’ Smith, Jr. e os seus amigos, o hip-hop é a única alternativa ao vazio. Rabbit sabe que as suas músicas são a única saída e que para alcançar o sucesso, ao mesmo tempo que vive junto com a pobreza e o preconceito racial, por morar em Warren, uma cidade suburbana predominantemente negra ao norte de Detroit.. O jovem em plena crise de identidade procura um sentido para sua vida, para extravasar sua raiva e angústia, ele decide se envolver no mundo do hip hop. A interessante troca de preconceito é acompanhada de um drama familiar entre Rabbit, sua mãe, sua jovem irmã e constantes brigas entre gangues.

TRAILER



“8 Mile é uma linha divisória psicológica que o separa daquilo que ele é daquilo que ele quer ser e estar" em Notas da produção - clique aqui

SINOPSE

Jimmy "Rabbit" (Eminem) é um rapaz branco que mora numa vizinhança negra separada do resto da cidade de Detroit pela estrada 8 Mile, que dá nome ao filme. Seu maior sonho é conquistar um lugar no mundo do rap, território dominado pelos chamados "afro-americanos". Uma luta que não será nada fácil. Como também nada é fácil na sua própria vida. Sua mãe Stephanie (Kim Basinger), prefere viver à sombra de outros homens - sempre fracassados - que prestar atenção ao filho. E ainda há uma irmã menor que precisa ser protegida e cuidada. Os problemas são muito grandes para o pequeno trailler onde a família mora. Certo dia, durante uma disputa de rappers - onde sobem ao palco dois candidatos de cada vez, que têm de improvisar longas letras diante de uma platéia frenética. Jimmy "trava" totalmente e não consegue exibir seu talento. Fica marcado na comunidade como covarde. Sua única saída agora é tentar uma revanche, ajudado pelos amigos, Future (Mekhi Phifer), DJ Iz (De´Angelo Wilson), Sol (Omar Benson Miller) e Cheddar Bob (Ewan Jones).

21 gramas

21g ASSUNTO
Morte, relações afetivas, sociais, familiares, doação de órgão.
O filme explora as vidas complicadas de três personagens: Uma mãe fragilizada por uma grande perda, um ex-presidiário em busca de salvação e um homem com problemas de saúde. Qual a semelhança entre eles? Talvez a resposta esteja na complexidade dos seus destinos marcados por fraquezas, emoções e, acima de tudo, transtornos pessoais. Os destinos dessas pessoas são ligados em uma mistura de amor, redenção e obsessão. O título refere-se ao peso que um corpo perde quando sua alma o deixa com a morte. A história, inicialmente confusa, toma um rumo surpreendente. A tensão acompanha o espectador durante todo o filme e exige que ele se mantenha atento. Ao mesmo tempo, os fatos vão se revelando e se encaixando na linearidade correta. Cenas que se repetem completam o “efeito quebra-cabeça”. Sentimentos de vingança e culpa marcam as vidas dos personagens. Questionamentos também compõem os três destinos. Afinal, quanto cabe em 21 gramas? Para alguns talvez caiba um último suspiro e um alívio para os problemas mais profundos da alma humana.
SINOPSE
2003 - 21 GRAMAS é uma história de esperança e humanidade, de resistência e sobrevivência. Tenha você medo ou não da morte, ela virá e, nesse instante, o seu corpo se tornará 21 gramas mais leve. Será que é a alma que pesa esses 21 gramas? Esse peso é carregado por aqueles que continuam vivendo depois de nós? 21 GRAMAS explora a existência física e emocional de três pessoas durante um período de vários meses. Um acidente inesperado entrelaça os seus destinos numa história que os levará aos limites do amor, às profundezas da vingança e à promessa da redenção.
O professor universitário Paul Rivers e sua mulher, Mary, vêem a sua união oscilar entre a vida e a morte enquanto ele aguarda um transplante de coração e ela espera engravidar dele por inseminação artificial. Cristina Peck, a querida irmã mais velha de Claudia, casada com Michael e mãe de duas meninas, se refaz de seu passado. O ex-presidiário Jack Jordan e sua mulher, Marianne, lutam para criar os dois filhos enquanto Jack reafirma seu compromisso com a religião. Um trágico acidente tira várias vidas e confronta esses casais. Paul depara-se com a sua mortalidade, Cristina resolve enfrentar o presente e talvez o futuro e a fé de Jack é colocada à prova.
Para que o equilíbrio espiritual de algum deles seja recuperado, será necessário muito sacrifício dos outros. Vinte e um gramas é o peso de cinco moedas de 5 centavos, de um beija-flor, de uma barra de chocolate - e, talvez, também, da alma humana..
Trailer oficial:

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tabu

tabu ASSUNTO

Preconceito e alienação, sensibilidade e violência

O filme revela as raízes do desejo e as faíscas da intolerância racial. Descendente de árabes, Jasira é acossada por apelidos racistas na escola texana em que estuda. Sem apoio na família, pois o pai repressor não entende os anseios femininos, e a mãe, separada dele, só quer saber dos novos namorados, Jasira não percebe que o perigo mora ao lado. Seu vizinho alimenta uma doentia obsessão por ela - e está disposto a tudo para levá-la para cama. Enredada numa atmosfera doméstica sufocante, sem saber separa o desejo do amor, a romântica Jasira é uma vítima fácil. Pois ela não sabe que - como na guerra cujos ecos lhe soam longínquos - os homens capazes dos objetivos mais altruístas também são levados, por sentimentos semelhantes, às ações mais torpes

SINOPSE

Baseado no provocante romance Deserto de Jasira, de Alicia Erian (definido como uma mescla de Beleza Americana e Lolita), Tabu narra a história de superação de Jasira, uma garota de 13 anos, entrando na adolescência. Durante a guerra do Iraque, ela vive com sua mãe americana e o futuro padrasto, que está encantado com a crescente maturidade da garota. Por isso, sua mãe a envia para o Texas com seu rígido pai Libanês. Este trata de educá-la nos valores tradicionais da cultura muçulmana. Entretanto, Jasira segue sem saber muito bem o que fazer com sua sexualidade quando nota como seu corpo afeta os homens que a rodeiam, em especial seu vizinho (Aaron Eckhart), um atraente e intolerante soldado da marinha.

Dogville

dog Relações sociais, afetivas, grupo, sociedade.

ASSUNTO

“Dogville" é uma metáfora da sociedade, de suas instituições e de sua hipocrisia. Explora os sentimentos a cada cena. Aliás, interessante como outra metáfora, que o cachorro do filme (dog of the ville ou o vilarejo do cachorro), se chama exatamente Moisés. Observe-se que ele é simbolizado apenas, não tem existência concreta. O lugar em que deveria estar é riscado no chão, como naqueles filmes policiais cujo risco no chão mostra onde se encontrava o cadáver. Quer dizer, a metáfora seria que o líder, no sentido da liderança pragmática praticada por Moisés, não existia na comunidade, pois o "lider" de Dogville, que por sinal nem foi eleito, é aceito, provisoriamente, muito menos pelas suas próprias qualidades que pelas necessidades dos "liderados", exatamente como já constatara o grande Bion sobre os líderes emergentes nos grupos humanos. O intrigante roteiro – também de autoria de Trier – dá margem a muitas leituras e propõe várias interpretações interessantes. Disseca a maldade da alma humana, desafia os dogmas da democracia (todos votam em Dogville, desde que seja para manipular seus interesses pessoais) e analisa, no microcosmo daquela vila, os mais mórbidos caminhos que a mente percorre em situações de adversidade. Isso sem falar nos sugestivos nomes dos personagens: quem engedra toda a ação é Thomas Edison Júnior, nome emprestado do famoso inventor americano, tido por uns como um grande gênio e por outros como um mau caráter, ladrão de idéias. É a infinita incoerência interna da América, sintetizada num único personagem. E quem leva nossos ares à vida é Grace, “graças” aos céus. Bem dirigido e bem interpretado, Dogville tem um grande demérito para os fãs de cinema: toda a ação se passa única e exclusivamente sobre um imenso palco, onde os locais que seriam ocupados pelas casas e pelas ruas da cidade não passam de marcas de giz desenhadas no chão. O recurso pode ter sido imensamente barato, mas é cansativo. Principalmente após quase três horas de projeção. É um bom filme? Sem dúvida.

Realmente, é um filme difícil, indigesto de se ver, como quase todos do diretor. “Dogville” é uma fita totalmente fora dos padrões, é praticamente uma peça teatral. Não há casas, apenas marcas no chão e alguns objetos de cena, como camas, cadeiras e armários, tudo é muito estilizado. Mas talvez seja isto que marca tanto o filme, pois você acaba se concentrando somente no enredo.  O filme é uma metáfora ambulante e é uma crítica ferrenha ao estilo de vida americano. Talvez, mais que antiamericana, esta parábola do cineasta seja um grito contra o modo de vida hegemônico no capitalismo e que nos atravessa a todos. Como se o diretor quisesse dizer que este funcionamento global tira de todos o que cada um tem de pior. É explicitado desde que a jovem chega à cidade que ela teria de dar coisa em troca, e eles estavam dispostos a tomar se necessário. Da humilhação vivida por Grace à ausência física de paredes tudo é critica. Nos faz refletir sobre a vida, mais do que isso, sobre o ser humano, e não acreditamos, ou melhor, não aceitamos que este possa ser tão maldoso, egoísta, brutal e irracional, mas é. O final do filme é sensacional, totalmente fora dos padrões Von Trier, mas também é perturbador. Ao mesmo tempo que nos alivia, nos deixa extremamente transtornados. Mas esse transtorno chega devagar, ao refletir posteriormente.

Sobre movimento Dogma 95 aqui

Um olhar da psiquiatria aqui

SINOPSE

A produção está de acordo com oManifesto Dogma 95, um movimento cinematrográfico criado em 1995 na Dinamarca com algumas regras que têm em vista a produção de filmes mais realistas e menos comerciais. Dogville, o filme, tem um clima sombrio, provocativo e envolvente. Fala de uma cidade minúscula, perdida nas montanhas dos EUA, onde nada acontece. Até o dia em que a bela Grace (Nicole Kidman, ótima novamente), mulher altamente sofisticada que nunca trabalhou na vida, aparece no lugar, fugindo de um grupo de mafiosos. O jovem Thomas Edison Júnior (Paul Bettany, de Uma Mente Brilhante ) decide acolhê-la e escondê-la na cidade. Mas, como a vila é muito pequena, muito em breve todos saberiam da estranha presença de Grace no lugar. Thomas decide então consultar os habitantes de Dogville para saber se eles aceitam ou não dar guarida à moça. Uma votação decide que sim, desde que ela pague prestando pequenos serviços à comunidade. Aos poucos, a mulher sofisticada de mãos imaculadas começa a pegar no pesado, plantando flores aqui, ajudando uma inválida ali, contando história para um velho cego acolá. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

Trailer

Lendas da paixão

lendas da paixão ASSUNTO
Transgeracionalidade, relações familiares, afetivas, sociais e casal.
Personagem Tristan prova que heróis também cometem falhas graves. As escolhas que Susannah toma são extremamente questionáveis, mas nos faz refletir sobre o nível de pressão e cobrança que se exercia na vida das mulheres de seu tempo – na procura da paixão na maioria das vezes, mas sempre atentando para a própria segurança social. Tristan ou Tristão é o mito do ser humano que perdeu o sentido da vida na figura de Isolda, o sonho inalcançável, a sede da alma incompreendida. Afastado de sua Isolda, a felicidade de sua alma, ele atira-se no mundo e vai participar de lutas e do mais profundo infortúnio. Purificado na sua vivência, sublimado no sofrimento, ele (o espírito de aventura) retorna, arrependido, para o seio do pai (aquisição do conhecimento) e finalmente a fruição do bem eterno (a felicidade da alma). O bem eterno, porém, não se dará sem compunção e amargura, prenúncio da própria morte como sublimação e transcendência da matéria. Brad não fica com Susanah, sua Isolda, mas recebe o perdão do pai e a transcendência se dá com a superação do mal, embora isto traga por conseqüência inevitável a morte, o trágico instante em que o amor ascende do caos em que se transformou o mundo dos homens em conflito. Como ocorre no final do filme, quando os filhos, reconciliados nas suas culpas e diferenças, defendem a bala a honra manchada da família.
SINOPSE
Baseado em livro de Jim Harrison. Tudo acontece no Estado de Montana, durante a Primeira Guerra. O patriarca é Anthony Hopkins, um coronel aposentado. O filme conta a história de três irmãos, com destinos distintos cada qual. Alfred, o mais velho, é um homem reservado e sério, Tristan, o irmão do meio, é selvagem e valente, e o caçula Samuel, é frágil e é constantemente protegido pelos seus dois irmãos mais velhos. Com a chegada da noiva de Samuel, a intrigante Susannah, eles acabam despertando fortes sentimentos de afeição por ela. Em meio a todo esse dilema, os irmãos acabam se tornando rivais, tendo que conviver da melhor maneira possível, com os eternos laços de sangue que os unem, descobrindo que por causa dele, jamais conseguiriam deixar de se amarem, independentes de qualquer situação que lhes ocorra.

 
Trailer 1
Trailer 2

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Invasões Bárbaras

invasões bárbaras ASSUNTO
Padrões de funcionamento, visões diferentes do mesmo problema, luto, relações afetivas, familiares e sociais.
O filme mostra as mudanças que chegam e atropelam as expectativas seguras dos humanos, no caso, a segurança prepotente dos intelectuais que buscam "entender" e explicar nosso mundo com seus belos modelos: marxismo, maoísmo, comunismo e, por que não?, cinismo.
SINOPSE
Com dificuldade de aceitar a realidade da morte e arrependido por seu passado, Rémy (Rémy Girard) tenta encontrar a paz em seus últimos momentos de vida. Seu filho ausente, Sébastien (Stéphane Rousseau), está lá para tentar confortá-lo; sua ex-mulher, ex-amantes e velhos amigos também o acompanham nesse momento definitivo da vida. O filme reúne os mesmos personagens de O Declínio do Império Americano , do mesmo diretor, realizado em 1986.

A historia oficial

a historia oficial ASSUNTO
Repressão, adoção
“A História Oficial”, Oscar de melhor filme estrangeiro de 1985, provoca-nos um sentimento perturbador. O diretor Luis Puenzo de maneira soturna e veemente acompanha a travessia de uma mulher\mãe em busca da origem da filha, mesmo que isso significasse perder o seu maior amor no mundo, a pequena Gaby. As fraturas provocadas pela crueldade de um regime autoritário e facínora sempre pairarão como nuvens que nunca passarão: os traumas, as perdas, as torturas, os assassinatos, as delações nos lembrarão que devemos estar sempre alertas para evitar a supressão da liberdade e do exercício do livro pensamento. Um dos mais pungentes filmes políticos da cinematografia mundial, “A História Oficial” é um olhar firme na sombria face de um fantasma real: o fascismo.
SINOPSE
Na Buenos Aires dos anos 80, Alicia e seu marido Roberto vivem tranqüilamente com Gaby, sua filha adotiva. Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. A professora de história, burguesa, de vida frívola, constante e apegada às verdades transmitidas pela sua classe social começa a conhecer a realidade de seu país. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas conseqüências.

Segredos de família

segredos em familia ASSUNTO
Casal e família, Relações afetivas, familiares e sociais, segredo
Numa longa viagem pelo interior dos Estados Unidos, os dois começam a conhecer lugares, pessoas e a si mesmos. No processo de construção da identidade, somos tocados pelo que o outro é ou pelo que nos pareceu até então. O comportamento de cada personagem reflete isso, e vai se transformando ao longo da trama, trazendo novas possibilidades, através do novo. Além da importância e aceitação das heranças familiares, que fazem parte de nós mesmos. Ainda que em franco comprometimento com a propaganda, o filme é sensível e nos toca naquilo que nos é mais familiar, a família e sua importância, com seus erros e acertos, na construção de nossa forma ser e estar no mundo.
SINOPSE
Jason Lair (Josh Lucas) é um homem simples que sonha em levar uma vida normal. Ele se separou recentemente de sua esposa, que viajou para o Nepal para pintar, e agora precisa cuidar de seu filho Zach (Jonah Bobo), de 6 anos, e também de seu avô Henry (Michael Caine), um arqueólogo que pesquisa rituais antigos para seu próprio funeral. Quando Turner (Christopher Walken), pai de Jason e que há anos está afastado da família, ressurge repentinamente, a vida do trio muda. Henry fica feliz com o reaparecimento do filho, mas Jason está reticente em conhecer o pai, que o abandonou quando ainda era criança. Decidido a fazer com que a família se reúna novamente, Henry traça umplano: prepara uma série de mapas e recados, para que Turner e Jason possam cumprir um ritual em sua homenagem após sua morte. Para tanto Turner, Jason e Zach realizam uma viagem pelo interior dos Estados Unidos, onde conhecem melhor uns aos outros e reencontram o passado.

Encaixotando Helena

encaixotando helena ASSUNTO
Relações afetivas, obsessão, distúrbio mental

Esse é o típico filme: Ame ou Odeie. O filme trata do sentimento de posse que a maioria de nós tem sobre o ser desejado, apresenta uma visão muito criativa e instigante sob obsessão O filme é uma metáfora (obviamente literal e extremada) sobre os relacionamentos humanos, na sua forma "apoderar-se / submeter".
SINOPSE
Drama – 1993 Nick Cavanaugh (Julian Sands), um famoso cirurgião, fica obcecado pela beleza de Helena (Sherilyn Fenn), uma prostituta. Ela o rejeita, mas mesmo assim ele tenta convencê-la que um necessita do outro. No entanto ela tem outros planos, mas acaba sendo vítima de um terrível acidente que a deixa nas mãos do médico, que tem então uma macabra idéia para não mais perdê-la.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Diário perdido

diario perdido ASSUNTO
Relações familiares, relações afetivas, segredo, herança trigeracional
França / Canadá, 2009.Diário Perdido é um consistente retrato familiar, que desenrola os fios de ligação entre três gerações de mulheres e trilha caminhos nada óbvios em seus perfis emocionais. Há muito rancor na relação entre uma mãe e sua filha, Audrey. Adulta, bem-sucedida fora da França, morando em Toronto, a filha se ressente da frieza emocional da mãe, um fardo que carregou a vida toda e que o pai carinhoso, Michel não consegue atenuar. Toda vez que elas se juntam, como na visita de Audrey agora, saem faíscas e surgem novas mágoas. Audrey também procura isolamento. Está grávida de dois meses de um amigo, Tom, com quem mantém um bom relacionamento, mas não sabe se quer ampliá-lo para uma família. Sequer decidiu ainda se vai ou não prosseguir com a gravidez, que esconde dos pais.Embora seja um filme bem feminino, no foco e no olhar, o enredo não se furta de rediscutir também os papeis masculinos. As participações de Michel, Tom e também do tio de Audrey, Gérard (Jean-Philippe Écoffey) provocam discussões inteligentes sobre a figura masculina na vida das mulheres à sua volta, tornando o quadro mais moderno e mais nuançado.
São 3 gerações de mulheres , avó, mãe e filha , cujos destinos estão inextinguivelmente  entrelaçados.  Pra quem curte pensamento sistêmico e o pensamento transgeracional ... um prato cheio. Daqueles filmes que ficam rodando na cabeça da gente horas depois de ter saído do cinema..... Vale a pena! (Teresinha).

Crítica MAIS QUE UM FILME SOBRE A FAMÌLIA

SINOPSE
Três mulheres, três gerações. Ao visitar os pais na sua cidade natal, na França, Audrey descobre o diário de sua avó, a única lembrança de uma mulher que abandonou sua família cerca de 50 antes. A busca de Audrey por compreensão, revela um segredo familiar guardado em silêncio pelos anos, que vai, em última instância, aclarar a relação que tem com a mãe. Ao ler as observações íntimas de sua avó, cujas receitas começa também a testar, Audrey descobre uma mulher diferente da megera que perdurou na mente da mãe. Descobre nela anseios de mudança e liberdade, não compreendidos por Gilles. Além disso, junto com o diário, há uma respeitável soma em dinheiro. Ao trazer o assunto de volta, Audrey nem imagina que irá reescrever a história da família, tingindo-a com um toque policial.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como se fosse a primeira vez

ASSUNTO
Relacionamento a dois, casal e família, memória, percepção, relações afetivas
Comédia romântica 2004 - "Síndrome de Goldfield", onde a pessoa esquece o que aconteceu recentemente, lembra somente do passado mais distante, e vive cada dia sem lembrar do "ontem". Deve ser assistido com um olhar sem preconceitos e sem reducionismo. A mensagem é mais ou menos, assim: "Todos nós deveríamos viver como Lucy: aproveitaríamos cada momento da vida e despertaríamos o melhor do nosso próximo e de nós mesmos".ou “que tal, lembramos de conquistar o outro a cada dia, como se fosse o primeiro?”

SINOPSE
O simpático Henry Roth é um veterinário que mora do Havaí e que adora a companhia de mulheres solteiras em passeio à ilha. Entretanto, ele deixa sua vida de playboy de lado quando acaba por se apaixonar por Lucy, que sofre de uma estranha doença: a moça esquece tudo o que acontece com ela ao final do dia. Graças a essa simples premissa, Lucy não reconhece Henry dia após dia como a mesma pessoa, então, o rapaz tem que fazer de tudo para que ela se apaixone por ele, todos os dias!

Janela da alma

janela da alma ASSUNTO
Percepção, emoção, deficiência visual, relações afetivas e sociais.
O que os olhos não vêem o coração não sente, o pior cego é aquele que não quer ver, ver para crer. Se os idiomas estão coalhados de expressões como essas, é porque a visão nos parece algo concreto, indubitável, o mais imediato dos cinco sentidos. Nos servimos dos olhos o tempo todo. Os olhos são a janela da alma. Será? "Janela da Alma" é DOCUMENTÁRIO sobre o sentido da visão. Ou, melhor, sobre os sentidos da visão. Para Agnêz Varda, diretora do filme "Jacquo", a visão é alterada por sentimentos, e há uma grande diferença entre o reconhecimento visual e o emocional. Quando se ama alguém, não se enxergam rugas ou marcas de expressão; o ódio, por outro lado, ressalta todos os defeitos de um indivíduo. Do ponto de vista neurológico, é fato que nem sempre o que enxergamos é o que existe: nosso cérebro é "craque" em nos pregar peças e ativar memórias, existentes ou não.
SINOPSE
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade se é que ela é a mesma para todos.
Crítica aqui
Outro olhar
Um olhar psicológico

Do que é feito uma família

de q é feita a familia ASSUNTO
Filiação, reconfiguração familiar, homossexualismo, preconceito.
Ano 2001 – Drama
O filme retrata um caso verídico sobre um casal homessexual que escolhe a inseminação artificial para formar uma família. A aceitação e a negação das famílias envolvidas evidenciam a força do preconceito. após o falecimento da mãe biológica, os pais que se comportavam antes como suporte do casal, decide brigar na justiça pela guarda da criança. Então, ainda elaborando o luto, a companheira inicia uma batalha judicial para ter o direito a permancer como mãe,  a única mãe que a criança conhece.

SINOPSE
Janine e sua companheira Sandy, resolvem fazer uma inseminação artificial para ter um bebê. Quando Sandy, a mãe biológica, morre. Janine tem de lutar contra o preconceito e enfrentar uma batalha judicial com a família dela, que quer a guarda definitiva da criança.

Sei que vou te amar

 sei q vou te amar ASSUNTO
Autismo, TDAH, Casal e família, adolescência, relações familiares.
O filme fala do funcionamento de uma família e sua forma de lidar com o “diferente”. Os problemas enfrentados no cotidiano, por cada membro da família, são exibidos com sensibilidade e leveza, incluindo  o processo de adaptação do irmão adolescente ao encarar como sua, responsabilidade que afirma não ter sido sua escolha.
  SINOPSE
Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro.  Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada à cama devido à gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário, que leva o garoto a uma viagem emocional repleta de frustrações e angústias.

Meu querido Frankie

querido frankie A SSUNTO
Deficiência auditiva, Relações familiares, infância
É a história de um menino de nove anos, Frankie que vive com a mãe e a avó, sempre mudando de casa. Ele é surdo (lê lábios, mas prefere não falar) e vive na expectativa de receber as cartas que o pai, marinheiro, lhe envia de tempos em tempos. Mas o público já sabe desde o começo que é a mãe que escreve essas cartas e que esse pai não existe. O filme conta a história das elaboradas tentativas de uma jovem mãe de proteger seu filho surdo da verdade sobre seu pai violento. A inquietude, a insegurança o amor e sobretudo a superação de seus temores, são mostrados em um drama com interpretação de excelentes atores. Você vai se envolver e se emocionar com a estória, ao descobrir porque as crianças têm muito a nos ensinar.


SINOPSE
Frankie (Jack McElhone) é um garoto de 9 anos que vive com sua mãe, Lizzie (Emily Mortimer), com quem segue de um lado para outro. Tentando proteger Frankie da verdade, Lizzie escreve cartas para ele em nome de um pai fictício, que trabalha a bordo de um navio que passa por terras exóticas. Porém o que Lizzie não contava era que logo o navio em que o "pai" trabalha estará aportando no lugar em que estão, o que faz com que ela tenha que escolher entre contar a verdade para o filho ou encontrar um homem desconhecido que se faça passar pelo pai de Frankie. Tudo corre de forma estranhamente natural e, quando todos os buracos na vida desta família pareciam preenchidos, a notícia de que o verdadeiro pai do garoto está morrendo pode mandar tudo por água abaixo.

Acidentes acontecem

acidentes acontecem ASSUNTO
Casal e família, relações familiares, família disfuncional, adolescência
Comédia, drama 2010
Baseado livremente na autobiografia de Brian Carbee, este filme relata-nos a história de uma família disfuncional dos anos 80, os Conways.Depois de uma tragédia familiar, Billy Conway (Harrison Gilbertson), de 15 anos, torna-se o elo de ligação entre a sua mãe amargurada (Geena Davis), o irmão distante (Harry Cook), e o seu rígido pai (Joel Tobeck). Mas as coisas vão mudar para Billy, e para a sua família.

SINOPSE
A  família Conway vive em um subúrbio da Nova Inglaterra (região nordeste dos EUA) nos anos 80. Aos seis anos, o pequeno Billy testemunha a morte do vizinho em um acidente durante um churrasco. Ele reage se atirando contra uma árvore e batendo a cabeça. Para tirá-lo desse estado, sua mãe, Gloria, sugere um passeio para toda a família. Mas a noite termina com um trágico acidente que mata a irmã de Billy e deixa seu irmão Gene em estado vegetativo. Ao longo dos anos, as consequências desse desastre assombram a vida do restante da família. Eles descobrem que se esconder da dor não faz com que ela vá embora e aprendem a lidar com a vida e suas perdas em toda a sua complexidade.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Thelma e Louise

Telma e louise ASSUNTO
Mulheres aprisionadas em busca da felicidade, viagem transformadora, amizade, gênero, relações afetivas, auto-suporte, sexualidade.
“Impossível não se identificar com os anseios que permeiam a existência das duas mulheres – seja em assuntos como sexo (o qual é estranhamente um tabu para a personagem de Davis) ou o amor, em suas diversas manifestações. Não é uma história para mulheres, que fique claro; é um filme sobre mulheres. E a relação de ambas é tão vibrante e inconsequente que nos deixa imediatamente encantados.”            Mais clicando aqui
SINOPSE
Para descansar um pouco, as amigas Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) saem para pescar num tranqüilo fim de semana. Tudo era para ser bucólico, mas as amigas acabam fugitivas da lei depois que uma delas mata um homem durante uma tentativa de estupro. Começam as complicações. As duas tentam escapar do FBI e dão carona ao bonitão J.D. (Brad Pitt). O cara é malandro, ex-presidiário e vai seduzir e depois roubar a medrosa dona de casa Thelma (Geena Davis). Um sucesso indicado para vários Oscars, como atriz (Geena Davis e Susan Sarandon), diretor (Ridley Scott) e levou o de melhor roteiro.
Final alternativo Aqui

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mother, a busca pela verdade

mother ASSUNTO
Confluência, simbiose, Relações familiares, saúde mental. amor materno.
Na história, uma mãe solitária desenvolve uma relação praticamente incestuosa com o filho, sem expressar qualquer crítica ou desconfiança sobre isso. O menino, que já é um homem mas comporta-se como uma criança, tem algum distúrbio de aprendizagem e memória que não é explicitado no filme. Mas, sua imagem de fragilidade e vulnerabilidade se mistura com uma presença quase onipotente da mãe, que não mede esforços para evitar uma separação drástica entre os dois. A morte de uma menina é o que se coloca entre eles, e revela que os dois são praticamente uma unidade psíquica, que têm um elo quase intransponível, selado por amor e pelo medo da "morte" dessa relação.
SINOPSE
Hye-ja é viúva e dedica a vida a seu único filho Do-joon que, apesar de ter 28 anos, é totalmente dependente dela. Quando o corpo de uma menina é encontrado num prédio abandonado próximo à sua residência, o tímido Do-joon passa a ser considerado o principal suspeito. Mesmo sem evidências incriminatórias, a vontade da polícia em fechar o caso, e a incompetência do advogado de defesa, fazem a condenação parecer inevitável. Sem escolha, e determinada a provar a inocência do filho, Hye-ja decide encontrar o assassino sozinha.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A poderosa Afrodite

poderosa afrodite ASSUNTO
Casal e família, adultério, culpa, adoção.
uma comédia de costumes que brinca com a relação homem-mulher. Na verdade, o que se vê na tela é uma sucessão de tiradas brilhantes de humor e um número incrível de diálogos influenciados diretamente pelo cinema de Ingmar Bergman - ídolo número um de Allen. Além disso, em Poderosa Afrodite Woody utiliza mitos gregos como uma espécie de narrativa em off, que acaba tornando a experiência ainda mais divertida
SINOPSE
O casal Lenny e Amanda decidem adotar um bebê. O pai adotivo fica louco pela criança batizada após muita controvérsia com o nome de Max. O menino cresce e Lenny fica impressionado com a inteligência do garoto. Decide então procurar a verdadeira mãe de seu filho. Qual não é a sua surpresa ao deparar-se com Linda Ash, uma espirituosa prostituta e atriz de filmes pornô. "Poderosa Afrodite" é uma hilariante comédia de Woody Allen, que revelou a bela Mira Sorvino (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante). filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

A procura de Eric

a-procura-de-eric-6121 ASSUNTO
Relações sociais e afetivas, auto-suporte, síndrome do pânico.
Eric (Steve Efets) é um carteiro apático, que vê sua vida ruindo aos poucos. Enteados que não dialogam com ele, a saudade da ex-mulher que o consome aos poucos e um emprego tedioso e mecânico. Seu amigo, com quem ele dialoga e o “pôster” do jogador. A graça justamente se faz presente quando o jogador virá uma espécie de amigo imaginário. Incentivando, apoiando e estimulando o carteiro a ir resolvendo ou experimentar tentar, resolver seus problemas. Cena a cena, À Procura de Eric vai crescendo em emoção, humor e referências a problemas corriqueiros que qualquer pessoa poderia ter. É essa identificação com o protagonista que aproxima o espectador do filme, sendo impossível resistir às suas imperfeições tão comuns ao ser humano.
SINOPSE
2009 – Inglaterra - Eric, o carteiro, sofre de síndrome do Pânico.. A caótica família, os enteados travessos e o misturador de cimento no jardim da frente não ajudam, mas é o segredo de Eric que o motiva a mudar. Poderia enfrentar Lily, a mulher que amara há 30 anos? Apesar dos esforços e da grande vontade dos amigos fãs de futebol, Eric continua a afundar. Nas horas de desespero, é preciso um baseado e um amigo especial, vindo de terras estrangeiras, que desafie o perdido carteiro a fazer uma jornada ao mais perigoso dos territórios – o passado. Como dizem os chineses e um francês: “quem tem medo de lançar os dados nunca consegue tirar um seis”.

Dúvida

duvida ASSUNTO
Abuso, relações sociais e afetivas, pedofilia, percepção, ética e religião.
No filme, as dualidades entre branco e negro, liberal e conservador, bom senso e intolerância e carinho e desejo carnal são um plano de fundo extremamente relevante e atual, em um período de descrença quanto à nobreza do caráter humano. A questão principal do filme não está relacionada aos fatos, mas sim em como as evidências são interpretadas tanto pelos personagens quanto pelo próprio público. Dúvida não é um filme de conclusões hermeticamente fechadas, o que pode fazer com que ele seja apreciado somente por aqueles que se propõem a ir ao cinema a fim de pensar. É um filme difícil, traçado de uma forma complexa e por isso atraente não somente pelo roteiro, mas principalmente pelas atuações. O trio de protagonistas mostra-se forte o suficiente para sustentar as questões abertas propostas pela trama.
SINOPSE
O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.

Reine sobre mim

reine ASSUNTO
Luto, relação terapêutica, relações afetivas e sociais.
 O filme trata de uma forma sutil e poética o limite entre a dor e o amor. O pano de fundo da história é a atordoada vida de um viúvo que perdeu esposa e três filhas nos atentados terroristas de 11 de setembro. o viúvo Charlie Fineman que perdeu o controle de sua vida após um trágico acontecimento, afastando-se do mundo e dos amigos para se refugiar em um universo paradoxal de discos de vinil e jogos de vídeo game. O paradoxo ainda se faz presente em inúmeras situações do filme, construindo no expectador uma angústia ao fazê-lo rever valores que não são tão opostos quanto parecem: Amor e dor, família e liberdade, desejo e repressão. Sem apelar para clichês, o filme ainda traz histórias paralelas que expressam angústias da sociedade moderna, todas representadas por algum tipo de perda.
SINOPSE
2007 - Alan Johnson (Don Cheadle, de Hotel Ruanda e Crash - No Limite) é um pacato dentista de Nova Iorque, que leva sua vida de forma rotineira e comum até encontrar, por acaso, um ex-companheiro de quarto da época da faculdade, Charles Finemann (Adam Sandler, de Click e Como se Fosse a Primeira Vez). Tentando aproximar-se do amigo, ele percebe que Charles criou uma bloqueio de memória para suportar a perda da família - vítima do atentado de onze de setembro de 2001. Alan sente a necessidade de ajudá-lo, e irá viver momentos que acabam transformando suas vidas.
TRAILER