segunda-feira, 28 de junho de 2010

Invasões Bárbaras

invasões bárbaras ASSUNTO
Padrões de funcionamento, visões diferentes do mesmo problema, luto, relações afetivas, familiares e sociais.
O filme mostra as mudanças que chegam e atropelam as expectativas seguras dos humanos, no caso, a segurança prepotente dos intelectuais que buscam "entender" e explicar nosso mundo com seus belos modelos: marxismo, maoísmo, comunismo e, por que não?, cinismo.
SINOPSE
Com dificuldade de aceitar a realidade da morte e arrependido por seu passado, Rémy (Rémy Girard) tenta encontrar a paz em seus últimos momentos de vida. Seu filho ausente, Sébastien (Stéphane Rousseau), está lá para tentar confortá-lo; sua ex-mulher, ex-amantes e velhos amigos também o acompanham nesse momento definitivo da vida. O filme reúne os mesmos personagens de O Declínio do Império Americano , do mesmo diretor, realizado em 1986.

A historia oficial

a historia oficial ASSUNTO
Repressão, adoção
“A História Oficial”, Oscar de melhor filme estrangeiro de 1985, provoca-nos um sentimento perturbador. O diretor Luis Puenzo de maneira soturna e veemente acompanha a travessia de uma mulher\mãe em busca da origem da filha, mesmo que isso significasse perder o seu maior amor no mundo, a pequena Gaby. As fraturas provocadas pela crueldade de um regime autoritário e facínora sempre pairarão como nuvens que nunca passarão: os traumas, as perdas, as torturas, os assassinatos, as delações nos lembrarão que devemos estar sempre alertas para evitar a supressão da liberdade e do exercício do livro pensamento. Um dos mais pungentes filmes políticos da cinematografia mundial, “A História Oficial” é um olhar firme na sombria face de um fantasma real: o fascismo.
SINOPSE
Na Buenos Aires dos anos 80, Alicia e seu marido Roberto vivem tranqüilamente com Gaby, sua filha adotiva. Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. A professora de história, burguesa, de vida frívola, constante e apegada às verdades transmitidas pela sua classe social começa a conhecer a realidade de seu país. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas conseqüências.

Segredos de família

segredos em familia ASSUNTO
Casal e família, Relações afetivas, familiares e sociais, segredo
Numa longa viagem pelo interior dos Estados Unidos, os dois começam a conhecer lugares, pessoas e a si mesmos. No processo de construção da identidade, somos tocados pelo que o outro é ou pelo que nos pareceu até então. O comportamento de cada personagem reflete isso, e vai se transformando ao longo da trama, trazendo novas possibilidades, através do novo. Além da importância e aceitação das heranças familiares, que fazem parte de nós mesmos. Ainda que em franco comprometimento com a propaganda, o filme é sensível e nos toca naquilo que nos é mais familiar, a família e sua importância, com seus erros e acertos, na construção de nossa forma ser e estar no mundo.
SINOPSE
Jason Lair (Josh Lucas) é um homem simples que sonha em levar uma vida normal. Ele se separou recentemente de sua esposa, que viajou para o Nepal para pintar, e agora precisa cuidar de seu filho Zach (Jonah Bobo), de 6 anos, e também de seu avô Henry (Michael Caine), um arqueólogo que pesquisa rituais antigos para seu próprio funeral. Quando Turner (Christopher Walken), pai de Jason e que há anos está afastado da família, ressurge repentinamente, a vida do trio muda. Henry fica feliz com o reaparecimento do filho, mas Jason está reticente em conhecer o pai, que o abandonou quando ainda era criança. Decidido a fazer com que a família se reúna novamente, Henry traça umplano: prepara uma série de mapas e recados, para que Turner e Jason possam cumprir um ritual em sua homenagem após sua morte. Para tanto Turner, Jason e Zach realizam uma viagem pelo interior dos Estados Unidos, onde conhecem melhor uns aos outros e reencontram o passado.

Encaixotando Helena

encaixotando helena ASSUNTO
Relações afetivas, obsessão, distúrbio mental

Esse é o típico filme: Ame ou Odeie. O filme trata do sentimento de posse que a maioria de nós tem sobre o ser desejado, apresenta uma visão muito criativa e instigante sob obsessão O filme é uma metáfora (obviamente literal e extremada) sobre os relacionamentos humanos, na sua forma "apoderar-se / submeter".
SINOPSE
Drama – 1993 Nick Cavanaugh (Julian Sands), um famoso cirurgião, fica obcecado pela beleza de Helena (Sherilyn Fenn), uma prostituta. Ela o rejeita, mas mesmo assim ele tenta convencê-la que um necessita do outro. No entanto ela tem outros planos, mas acaba sendo vítima de um terrível acidente que a deixa nas mãos do médico, que tem então uma macabra idéia para não mais perdê-la.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Diário perdido

diario perdido ASSUNTO
Relações familiares, relações afetivas, segredo, herança trigeracional
França / Canadá, 2009.Diário Perdido é um consistente retrato familiar, que desenrola os fios de ligação entre três gerações de mulheres e trilha caminhos nada óbvios em seus perfis emocionais. Há muito rancor na relação entre uma mãe e sua filha, Audrey. Adulta, bem-sucedida fora da França, morando em Toronto, a filha se ressente da frieza emocional da mãe, um fardo que carregou a vida toda e que o pai carinhoso, Michel não consegue atenuar. Toda vez que elas se juntam, como na visita de Audrey agora, saem faíscas e surgem novas mágoas. Audrey também procura isolamento. Está grávida de dois meses de um amigo, Tom, com quem mantém um bom relacionamento, mas não sabe se quer ampliá-lo para uma família. Sequer decidiu ainda se vai ou não prosseguir com a gravidez, que esconde dos pais.Embora seja um filme bem feminino, no foco e no olhar, o enredo não se furta de rediscutir também os papeis masculinos. As participações de Michel, Tom e também do tio de Audrey, Gérard (Jean-Philippe Écoffey) provocam discussões inteligentes sobre a figura masculina na vida das mulheres à sua volta, tornando o quadro mais moderno e mais nuançado.
São 3 gerações de mulheres , avó, mãe e filha , cujos destinos estão inextinguivelmente  entrelaçados.  Pra quem curte pensamento sistêmico e o pensamento transgeracional ... um prato cheio. Daqueles filmes que ficam rodando na cabeça da gente horas depois de ter saído do cinema..... Vale a pena! (Teresinha).

Crítica MAIS QUE UM FILME SOBRE A FAMÌLIA

SINOPSE
Três mulheres, três gerações. Ao visitar os pais na sua cidade natal, na França, Audrey descobre o diário de sua avó, a única lembrança de uma mulher que abandonou sua família cerca de 50 antes. A busca de Audrey por compreensão, revela um segredo familiar guardado em silêncio pelos anos, que vai, em última instância, aclarar a relação que tem com a mãe. Ao ler as observações íntimas de sua avó, cujas receitas começa também a testar, Audrey descobre uma mulher diferente da megera que perdurou na mente da mãe. Descobre nela anseios de mudança e liberdade, não compreendidos por Gilles. Além disso, junto com o diário, há uma respeitável soma em dinheiro. Ao trazer o assunto de volta, Audrey nem imagina que irá reescrever a história da família, tingindo-a com um toque policial.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como se fosse a primeira vez

ASSUNTO
Relacionamento a dois, casal e família, memória, percepção, relações afetivas
Comédia romântica 2004 - "Síndrome de Goldfield", onde a pessoa esquece o que aconteceu recentemente, lembra somente do passado mais distante, e vive cada dia sem lembrar do "ontem". Deve ser assistido com um olhar sem preconceitos e sem reducionismo. A mensagem é mais ou menos, assim: "Todos nós deveríamos viver como Lucy: aproveitaríamos cada momento da vida e despertaríamos o melhor do nosso próximo e de nós mesmos".ou “que tal, lembramos de conquistar o outro a cada dia, como se fosse o primeiro?”

SINOPSE
O simpático Henry Roth é um veterinário que mora do Havaí e que adora a companhia de mulheres solteiras em passeio à ilha. Entretanto, ele deixa sua vida de playboy de lado quando acaba por se apaixonar por Lucy, que sofre de uma estranha doença: a moça esquece tudo o que acontece com ela ao final do dia. Graças a essa simples premissa, Lucy não reconhece Henry dia após dia como a mesma pessoa, então, o rapaz tem que fazer de tudo para que ela se apaixone por ele, todos os dias!

Janela da alma

janela da alma ASSUNTO
Percepção, emoção, deficiência visual, relações afetivas e sociais.
O que os olhos não vêem o coração não sente, o pior cego é aquele que não quer ver, ver para crer. Se os idiomas estão coalhados de expressões como essas, é porque a visão nos parece algo concreto, indubitável, o mais imediato dos cinco sentidos. Nos servimos dos olhos o tempo todo. Os olhos são a janela da alma. Será? "Janela da Alma" é DOCUMENTÁRIO sobre o sentido da visão. Ou, melhor, sobre os sentidos da visão. Para Agnêz Varda, diretora do filme "Jacquo", a visão é alterada por sentimentos, e há uma grande diferença entre o reconhecimento visual e o emocional. Quando se ama alguém, não se enxergam rugas ou marcas de expressão; o ódio, por outro lado, ressalta todos os defeitos de um indivíduo. Do ponto de vista neurológico, é fato que nem sempre o que enxergamos é o que existe: nosso cérebro é "craque" em nos pregar peças e ativar memórias, existentes ou não.
SINOPSE
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade se é que ela é a mesma para todos.
Crítica aqui
Outro olhar
Um olhar psicológico

Do que é feito uma família

de q é feita a familia ASSUNTO
Filiação, reconfiguração familiar, homossexualismo, preconceito.
Ano 2001 – Drama
O filme retrata um caso verídico sobre um casal homessexual que escolhe a inseminação artificial para formar uma família. A aceitação e a negação das famílias envolvidas evidenciam a força do preconceito. após o falecimento da mãe biológica, os pais que se comportavam antes como suporte do casal, decide brigar na justiça pela guarda da criança. Então, ainda elaborando o luto, a companheira inicia uma batalha judicial para ter o direito a permancer como mãe,  a única mãe que a criança conhece.

SINOPSE
Janine e sua companheira Sandy, resolvem fazer uma inseminação artificial para ter um bebê. Quando Sandy, a mãe biológica, morre. Janine tem de lutar contra o preconceito e enfrentar uma batalha judicial com a família dela, que quer a guarda definitiva da criança.

Sei que vou te amar

 sei q vou te amar ASSUNTO
Autismo, TDAH, Casal e família, adolescência, relações familiares.
O filme fala do funcionamento de uma família e sua forma de lidar com o “diferente”. Os problemas enfrentados no cotidiano, por cada membro da família, são exibidos com sensibilidade e leveza, incluindo  o processo de adaptação do irmão adolescente ao encarar como sua, responsabilidade que afirma não ter sido sua escolha.
  SINOPSE
Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro.  Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada à cama devido à gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário, que leva o garoto a uma viagem emocional repleta de frustrações e angústias.

Meu querido Frankie

querido frankie A SSUNTO
Deficiência auditiva, Relações familiares, infância
É a história de um menino de nove anos, Frankie que vive com a mãe e a avó, sempre mudando de casa. Ele é surdo (lê lábios, mas prefere não falar) e vive na expectativa de receber as cartas que o pai, marinheiro, lhe envia de tempos em tempos. Mas o público já sabe desde o começo que é a mãe que escreve essas cartas e que esse pai não existe. O filme conta a história das elaboradas tentativas de uma jovem mãe de proteger seu filho surdo da verdade sobre seu pai violento. A inquietude, a insegurança o amor e sobretudo a superação de seus temores, são mostrados em um drama com interpretação de excelentes atores. Você vai se envolver e se emocionar com a estória, ao descobrir porque as crianças têm muito a nos ensinar.


SINOPSE
Frankie (Jack McElhone) é um garoto de 9 anos que vive com sua mãe, Lizzie (Emily Mortimer), com quem segue de um lado para outro. Tentando proteger Frankie da verdade, Lizzie escreve cartas para ele em nome de um pai fictício, que trabalha a bordo de um navio que passa por terras exóticas. Porém o que Lizzie não contava era que logo o navio em que o "pai" trabalha estará aportando no lugar em que estão, o que faz com que ela tenha que escolher entre contar a verdade para o filho ou encontrar um homem desconhecido que se faça passar pelo pai de Frankie. Tudo corre de forma estranhamente natural e, quando todos os buracos na vida desta família pareciam preenchidos, a notícia de que o verdadeiro pai do garoto está morrendo pode mandar tudo por água abaixo.

Acidentes acontecem

acidentes acontecem ASSUNTO
Casal e família, relações familiares, família disfuncional, adolescência
Comédia, drama 2010
Baseado livremente na autobiografia de Brian Carbee, este filme relata-nos a história de uma família disfuncional dos anos 80, os Conways.Depois de uma tragédia familiar, Billy Conway (Harrison Gilbertson), de 15 anos, torna-se o elo de ligação entre a sua mãe amargurada (Geena Davis), o irmão distante (Harry Cook), e o seu rígido pai (Joel Tobeck). Mas as coisas vão mudar para Billy, e para a sua família.

SINOPSE
A  família Conway vive em um subúrbio da Nova Inglaterra (região nordeste dos EUA) nos anos 80. Aos seis anos, o pequeno Billy testemunha a morte do vizinho em um acidente durante um churrasco. Ele reage se atirando contra uma árvore e batendo a cabeça. Para tirá-lo desse estado, sua mãe, Gloria, sugere um passeio para toda a família. Mas a noite termina com um trágico acidente que mata a irmã de Billy e deixa seu irmão Gene em estado vegetativo. Ao longo dos anos, as consequências desse desastre assombram a vida do restante da família. Eles descobrem que se esconder da dor não faz com que ela vá embora e aprendem a lidar com a vida e suas perdas em toda a sua complexidade.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Thelma e Louise

Telma e louise ASSUNTO
Mulheres aprisionadas em busca da felicidade, viagem transformadora, amizade, gênero, relações afetivas, auto-suporte, sexualidade.
“Impossível não se identificar com os anseios que permeiam a existência das duas mulheres – seja em assuntos como sexo (o qual é estranhamente um tabu para a personagem de Davis) ou o amor, em suas diversas manifestações. Não é uma história para mulheres, que fique claro; é um filme sobre mulheres. E a relação de ambas é tão vibrante e inconsequente que nos deixa imediatamente encantados.”            Mais clicando aqui
SINOPSE
Para descansar um pouco, as amigas Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) saem para pescar num tranqüilo fim de semana. Tudo era para ser bucólico, mas as amigas acabam fugitivas da lei depois que uma delas mata um homem durante uma tentativa de estupro. Começam as complicações. As duas tentam escapar do FBI e dão carona ao bonitão J.D. (Brad Pitt). O cara é malandro, ex-presidiário e vai seduzir e depois roubar a medrosa dona de casa Thelma (Geena Davis). Um sucesso indicado para vários Oscars, como atriz (Geena Davis e Susan Sarandon), diretor (Ridley Scott) e levou o de melhor roteiro.
Final alternativo Aqui

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mother, a busca pela verdade

mother ASSUNTO
Confluência, simbiose, Relações familiares, saúde mental. amor materno.
Na história, uma mãe solitária desenvolve uma relação praticamente incestuosa com o filho, sem expressar qualquer crítica ou desconfiança sobre isso. O menino, que já é um homem mas comporta-se como uma criança, tem algum distúrbio de aprendizagem e memória que não é explicitado no filme. Mas, sua imagem de fragilidade e vulnerabilidade se mistura com uma presença quase onipotente da mãe, que não mede esforços para evitar uma separação drástica entre os dois. A morte de uma menina é o que se coloca entre eles, e revela que os dois são praticamente uma unidade psíquica, que têm um elo quase intransponível, selado por amor e pelo medo da "morte" dessa relação.
SINOPSE
Hye-ja é viúva e dedica a vida a seu único filho Do-joon que, apesar de ter 28 anos, é totalmente dependente dela. Quando o corpo de uma menina é encontrado num prédio abandonado próximo à sua residência, o tímido Do-joon passa a ser considerado o principal suspeito. Mesmo sem evidências incriminatórias, a vontade da polícia em fechar o caso, e a incompetência do advogado de defesa, fazem a condenação parecer inevitável. Sem escolha, e determinada a provar a inocência do filho, Hye-ja decide encontrar o assassino sozinha.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A poderosa Afrodite

poderosa afrodite ASSUNTO
Casal e família, adultério, culpa, adoção.
uma comédia de costumes que brinca com a relação homem-mulher. Na verdade, o que se vê na tela é uma sucessão de tiradas brilhantes de humor e um número incrível de diálogos influenciados diretamente pelo cinema de Ingmar Bergman - ídolo número um de Allen. Além disso, em Poderosa Afrodite Woody utiliza mitos gregos como uma espécie de narrativa em off, que acaba tornando a experiência ainda mais divertida
SINOPSE
O casal Lenny e Amanda decidem adotar um bebê. O pai adotivo fica louco pela criança batizada após muita controvérsia com o nome de Max. O menino cresce e Lenny fica impressionado com a inteligência do garoto. Decide então procurar a verdadeira mãe de seu filho. Qual não é a sua surpresa ao deparar-se com Linda Ash, uma espirituosa prostituta e atriz de filmes pornô. "Poderosa Afrodite" é uma hilariante comédia de Woody Allen, que revelou a bela Mira Sorvino (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante). filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

A procura de Eric

a-procura-de-eric-6121 ASSUNTO
Relações sociais e afetivas, auto-suporte, síndrome do pânico.
Eric (Steve Efets) é um carteiro apático, que vê sua vida ruindo aos poucos. Enteados que não dialogam com ele, a saudade da ex-mulher que o consome aos poucos e um emprego tedioso e mecânico. Seu amigo, com quem ele dialoga e o “pôster” do jogador. A graça justamente se faz presente quando o jogador virá uma espécie de amigo imaginário. Incentivando, apoiando e estimulando o carteiro a ir resolvendo ou experimentar tentar, resolver seus problemas. Cena a cena, À Procura de Eric vai crescendo em emoção, humor e referências a problemas corriqueiros que qualquer pessoa poderia ter. É essa identificação com o protagonista que aproxima o espectador do filme, sendo impossível resistir às suas imperfeições tão comuns ao ser humano.
SINOPSE
2009 – Inglaterra - Eric, o carteiro, sofre de síndrome do Pânico.. A caótica família, os enteados travessos e o misturador de cimento no jardim da frente não ajudam, mas é o segredo de Eric que o motiva a mudar. Poderia enfrentar Lily, a mulher que amara há 30 anos? Apesar dos esforços e da grande vontade dos amigos fãs de futebol, Eric continua a afundar. Nas horas de desespero, é preciso um baseado e um amigo especial, vindo de terras estrangeiras, que desafie o perdido carteiro a fazer uma jornada ao mais perigoso dos territórios – o passado. Como dizem os chineses e um francês: “quem tem medo de lançar os dados nunca consegue tirar um seis”.

Dúvida

duvida ASSUNTO
Abuso, relações sociais e afetivas, pedofilia, percepção, ética e religião.
No filme, as dualidades entre branco e negro, liberal e conservador, bom senso e intolerância e carinho e desejo carnal são um plano de fundo extremamente relevante e atual, em um período de descrença quanto à nobreza do caráter humano. A questão principal do filme não está relacionada aos fatos, mas sim em como as evidências são interpretadas tanto pelos personagens quanto pelo próprio público. Dúvida não é um filme de conclusões hermeticamente fechadas, o que pode fazer com que ele seja apreciado somente por aqueles que se propõem a ir ao cinema a fim de pensar. É um filme difícil, traçado de uma forma complexa e por isso atraente não somente pelo roteiro, mas principalmente pelas atuações. O trio de protagonistas mostra-se forte o suficiente para sustentar as questões abertas propostas pela trama.
SINOPSE
O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.

Reine sobre mim

reine ASSUNTO
Luto, relação terapêutica, relações afetivas e sociais.
 O filme trata de uma forma sutil e poética o limite entre a dor e o amor. O pano de fundo da história é a atordoada vida de um viúvo que perdeu esposa e três filhas nos atentados terroristas de 11 de setembro. o viúvo Charlie Fineman que perdeu o controle de sua vida após um trágico acontecimento, afastando-se do mundo e dos amigos para se refugiar em um universo paradoxal de discos de vinil e jogos de vídeo game. O paradoxo ainda se faz presente em inúmeras situações do filme, construindo no expectador uma angústia ao fazê-lo rever valores que não são tão opostos quanto parecem: Amor e dor, família e liberdade, desejo e repressão. Sem apelar para clichês, o filme ainda traz histórias paralelas que expressam angústias da sociedade moderna, todas representadas por algum tipo de perda.
SINOPSE
2007 - Alan Johnson (Don Cheadle, de Hotel Ruanda e Crash - No Limite) é um pacato dentista de Nova Iorque, que leva sua vida de forma rotineira e comum até encontrar, por acaso, um ex-companheiro de quarto da época da faculdade, Charles Finemann (Adam Sandler, de Click e Como se Fosse a Primeira Vez). Tentando aproximar-se do amigo, ele percebe que Charles criou uma bloqueio de memória para suportar a perda da família - vítima do atentado de onze de setembro de 2001. Alan sente a necessidade de ajudá-lo, e irá viver momentos que acabam transformando suas vidas.
TRAILER

Cenas de um casamento

cenas de um casamento ASSUNTO
Casal e família, Relações afetivas, familiares,sociais. Mito, segredos, adultério, culpa, papéis, separação.
Que tanta gente tenha se identificado com o drama de Johan e Marianne não é de se estranhar. Existem pessoas que, assim como a mãe da protagonista revela no sexto capítulo, passam toda uma vida em comum com outro ser humano e nem ao menos chegam a resvalar em sua verdadeira essência. Seja pelas convenções sociais, por repressão paterna ou religiosa, pela lenta e imperceptível acomodação que acomete aqueles que se entregam à inevitável rotina de um relacionamento. A verdade é que não é nada difícil para alguém se identificar com um dos protagonistas de Cenas de um Casamento, e nisso reside a força do filme. Tão próximo quanto eles podem estar da realidade de muita gente é a medida do quanto o olhar analítico de Bergman se mostra acertado, pois com certeza há muito de sua própria vida pessoal nos personagens de Johan e Marianne.
Durante a entrevista do casal, primeiro episódio, o foco vai para além do diálogo verbal, nos permitindo perceber o que não é dito. Para a fenomenologia, um prato cheio! No início de cada novo episódio, somos contemplados com um resumo do anterior, sob a visão do próprio autor/diretor. Trata-se de um filme difícil de ser assistido, pois não nos fala de forma doce ou leve sobre as relações. Bergman disseca o doloroso processo de separação de seu casal “ideal” de maneira seca e sutil. O resultado incomoda, mas é absurdamente belo. Em diálogos agressivos, os personagens deixam aflorar os mais ocultos ressentimentos e amarguras; tudo em plena sintonia com o cinema de natureza psicológica do diretor, sempre preocupado em investigar as facetas da condição humana. Não há música e o efeito de “Cenas de Um Casamento” é quase documental, com constantes close-ups dos personagens. O espectador percebe cada gesto, cada sorriso forçado ou silêncio triste tanto de Ullmann quanto Josephson, como se estivesse praticamente ao lado deles. É um cinema demasiadamente humano, que carrega questionamentos acerca de temas como a existência, o amor, as relações familiares, Deus, a morte, entre tantos mais.
SINOPSE
1973 – 6 episódios
· Inocência e Pânico (Oskuld och Panik) - Após darem uma entrevista para uma revista feminina sobre seus dez felizes anos de casamento, o professor Johan (Erland Josephsson) e a advogada Marianne (Liv Ullmann), que possuem duas filhas, recebem um casal de amigos para um jantar (Bibi Andersson e Jan Malmsjö), e acabam servindo de mediadores para uma discussão conjugal cheia de farpas emocionais. Grávida, Marianne (35) e Johan (42) discutem se vão ou não ter o bebê.
· A Arte de Empurrar as Coisas para Debaixo do Tapete (Konsten att Sopa under Mattan) - A submissão do casal diante dos caprichos de seus pais é mostrada com propriedade, enquanto Marianne demonstra sua inquietude quanto ao marasmo velado de seu casamento. No trabalho, Johan recebe a atenção talvez não tão imparcial de uma colega (Gunnel Lindblom) em relação aos poemas que escreve escondido da esposa. Após ficar abalada com o depoimento de uma de suas clientes que está se divorciando, Marianne vai ao encontro de Johan num jantar e eles iniciam um argumento sobre o esmorecimento de seu desejo sexual.
· Paula (Paula) - Chegando de viagem, Johan estilhaça a rotina e a vida da ingênua Marianne, ao revelar que se apaixonou por outra mulher e pretende deixá-la para viajar com a amante por meses.
· O Vale das Lágrimas (Tåredalen) - Um ano depois da separação, Marianne recebe Johan para um jantar em sua casa. Ele revela estar prestes a aceitar um emprego nos Estados Unidos, enquanto ela demonstra como tem vivido sem a sua companhia. Eles também discutem a oficialização do divórcio.
· Os Analfabetos (Analfabeterna) - Marianne vai até o escritório de Johan levar os papéis do divórcio, e encontra-o numa crise de auto-confiança que encobre uma drástica mudança em suas intenções. Ambos revelam sua inaptidão para tratar dos assuntos da alma, no que eles chamam de "analfabetismo emocional", e a longa conversa regada a muito conhaque descamba para um terrível enfrentamento que sinaliza uma ruptura talvez irreconciliável.
· No Meio de uma Noite numa Casa Escura em algum Lugar do Mundo (Mitt i Natten i ett Mörkt Hus Någonstans i Världen) - Depois de vários anos vivendo separados, Johan e Marianne descobrem uma nova forma de afinidade enquanto estão brevemente afastados de seus respectivos cônjuges.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Alice no país das maravilhas

ALICE
A SSUNTO
Adolescência, relações sociais, identidade, gênero.
A própria história busca sua maturidade. Alice (Mia wasikowska) não foge apenas das pressões de uma sociedade machista, mas corre em busca do passado idílico, no qual a presença do pai a confortava. Nesse mesmo passado existe a lembrança de um sonho maluco: o País das Maravilhas. Aprenda seu passado, aprimore o futuro. Mas nesse caso, os períodos voltam a se encontrar quando Alice despenca buraco abaixo. É o início de sua nova jornada, menos formativa que as anteriores, mais definitiva por seu momento pessoal. Toda pessoa boa é meio louca, diz o pai de Alice. Está certo. Imaginação e criatividade valem mais que qualquer convenção social quando se sonha com algo mais que uma vida trivial. A própria história busca sua maturidade. Alice não foge apenas das pressões de uma sociedade machista, mas corre em busca do passado idílico, no qual a presença do pai a confortava. Nesse mesmo passado existe a lembrança de um sonho maluco: o País das Maravilhas. Aprenda seu passado, aprimore o futuro. Mas nesse caso, os períodos voltam a se encontrar quando Alice despenca buraco abaixo. É o início de sua nova jornada, menos formativa que as anteriores, mais definitiva por seu momento pessoal. Toda pessoa boa é meio louca, diz o pai de Alice. Está certo. Imaginação e criatividade valem mais que qualquer convenção social quando se sonha com algo mais que uma vida trivial.
SINOPSE
2010 - Diferente da história já conhecida, dessa vez Alice (Mia Wasikowska), ao 17 anos, vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos mas não se lembrava. Lá conhece personagens como os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de cricket com a Rainha de Copas.

Do Luto à Luta

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A SSUNTO
Síndrome de Down, inclusão, diferença, relações sociais, preconceito, relações afetivas
O documentário aborda a situação do down na sociedade de forma clara dando toda a enfase a inclusão social da pessoa com Síndrome de Down, mostrando acima de tudo que o crescimento é muito maior nas diferenças que no obvio. Mostra o mundo sob a ótica dos pais e também do portador, que tem uma visão muito peculiar e engraçada, sensorial e prazerosa, revelando um lado da espécie humana que costuma ser colocado para escanteio pela sociedade, de um modo geral. É uma boa forma de quebrar preconceitos sobre aSíndrome de Down e conhecer melhor quem convive com ela. Pais falam sobre o quanto foi difícil receber o diagnóstico médico; adolescentes e jovens falam sobre o preconceito que enfrentam; são mostrados pessoas com a síndrome e que já são adultos, o que ajuda a mudar a idéia de que são doentes e vivem pouco; há questionamentos sobre a educação especial e a educação inclusiva
SINOPSE
Documentário, 2005. Uma análise das deficiências e potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando são deixados de lado os preconceitos e estigmas sociais.

Nunca é tarde para amar

ASSUNTO
Casal e família, relações familiares, relações afetivas, diferenças.
A personagem é uma mulher moderna e forte em tudo que faz na vida. Separou-se do marido, mas ele vive dentro da casa dela. Ela trabalha como produtora de um seriado que está em decadência, mas faz de tudo para levantar sua audiência. E é nessa tentativa que ela conhece um rapaz 20 anos mais novo e se apaixona. É uma luta constante entre seu eu interior e sua nova paixão. A personagem acredita que é velha demais para amar um jovem e é entre essas crises que perde o emprego, se depara com o filha adolescente apaixonada pela primeira vez e sofrendo por não ser correspondida. No meio desse caos a diversão ainda é garantida.
SINOPSE
A mãe moderna que se apaixona por um jovem e sua filha é uma adolescente que se apaixona pela primeira vez. O filme retrata os vários papéis da mulher na sociedade, suas conquistas amorosas, os cuidados com a beleza e suas batalhas no mercado de trabalho, com uma abordagem leve e divertida. Pfeiffer faz o papel de uma mãe que se apaixona por um homem bem mais novo, enquanto a filha adolescente encontra seu primeiro amor. Para bagunçar a vida das duas mulheres, entra a Mãe Natureza (vivida por Tracey Ullman), que resolve mudar um pouco as coisas.

Tudo sobre minha mãe

ASSUNTO
Gênero, Sexualidade, AIDS, luto, segredo, relações familiares.
Pedro Almodóvar discute situações polêmicas e até mesmo problemáticas no filme "Tudo Sobre Minha Mãe", onde ele não debate apenas, mas vai expondo e mostrando de forma nua e crua, os preconceitos da sociedade espanhola e mesmo mundial, como o homossexualismo, a AIDS, a prostituição, etc. Um filme polêmico, de difícil digestão, mas sensível ao mostrar como uma mãe, que representa todas as mães do mundo, tem o seu amor pelo filho, que leva ela(s) a fazer(em) qualquer coisa pelo(s) seu(s) filho(s), pois o amor materno demonstrado pela mãe do título do filme, Manuela, é extremado, mas com acertos e erros na criação do seu filho, pois todos somos capazes de errar. Todos os personagens que rondam a vida de Manuela trazem algum significado novo, uma reflexão ou dão força para as suas ações. Almodóvar vai costurando todas as pontas dos dramas individuais com seu tradicional modo de nos prender à história, por mais bizarra que sua sinopse possa ser. Os acontecimentos estão lá, mas em nenhum momento soam artificiais ou gratuitos.
SINOPSE
1999 (Espanha) Direção: Pedro Almodóvar
No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Na noite em que seu filho morre, Manuela lê as últimas linhas que ele havia escrito, e que falavam do desejo que tinha de conhecer seu pai. A mulher decide ir a Barcelona, em busca do pai biológico do filho, um travesti que sequer sabe tê-la engravidado uma noite, 18 anos antes.. Encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

A vila

ASSUNTO
Casal e família, mitos, segredos, crenças, relações sociais, afetivas e familiares.
Os elementos presentes: o suspense, a profundidade psicológica, a relação pais e filhos, a dúvida entre o que vemos e o que é escondido. A deficiência de Ivy demonstra a condição dos moradores: cegos para a realidade, foi-lhes subtraído o direito de escolha. O diretor questiona os limites entre realidade e mentira e o quanto alguém pode interferir na vida dos outros. A fé é estudada por vias tortas: os moradores da vila – e o público até o final – acreditam na farsa. No que acreditamos, no que temos fé?
SINOPSE
No final do século XIX existia uma vila cercada por florestas em todos os lados. Os habitantes de lá fizeram um pacto para nunca saírem da vila, pois na cidade reinava a violência e o medo. O que eles almejavam era a criação da sociedade perfeita. Funcionando como contraponto à tranquilidade da vila, há as criaturas, ou "aquelas-de-quem-não-falamos", seres aterrorizantes que vivem nessas florestas. Entre os habitantes e as criaturas há um acordo muito simples: ninguém invade o território de ninguém.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ponto de decisão

ASSUNTO
Casal e família, crise no casamento, interferência da família de origem.
O filme é excelente para casais em crise assistirem. Principalmente se os problemas forem de ordem financeira e de individualidades,onde um parceiro se preocupa demais consigo e esquece que sua vida não é feita mais de “eu” e sim ,de “nós”. Uma abordagem muito boa da realidade de um casamento, no qual falta diálogo. Além, é claro, da interferência da família de origem na relação, seja implícita ou explicita. No caso, é bem presente a participação da sogra no processo.
Vale a pena conferir! O trailer
SINOPSE
A estrada do amor verdadeiro sempre é esburacada. Pergunte ao Dave e à Clarice Johnson. Depois de muitos anos de casamento, a afeição de um pelo outro está sendo duramente testada pelas reviravoltas da vida. Um acidente de carro obriga a Clarice a suspender temporariamente as suas atividades, e o casal tem que lidar com tentações carnais, problemas financeiros e desafios emocionais que ameaçam o amor que um sente pelo outro. Então, afinal, veem-se obrigados a avaliar se os votos de casamento que fizeram no altar podem ser facilmente quebrados neste filme emocionante baseado no romance de sucesso de T.D. Jakes.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Acontece nas melhores famílias

acontece nas melhores familias ASSUNTO
Traição, luto, reconciliação, Comunicação pais e filhos, relação de casal, relações familiares
Acontece nas Melhores Famílias reúne três gerações da fictícia família Gromberg, com tudo o que as famílias normalmente (e anormalmente também) têm direito: risos, alegrias, choros, brigas, tristezas, rancores, amores. "Você vê os problemas familiares que eles têm, como os problemas se manifestam na interação entre eles e como esses problemas são passados através de três gerações."
SINOPSE
Os Gromberg são aparentemente a família perfeita, só não são bem-sucedidos quando o assunto é comunicação entre eles. Durante três gerações, eles tocam vidas totalmente separadas e só se encontram em eventos muito ocasionais. E cada um tem de lidar com um problema diferente. Mitchell Gromberg (Kirk Douglas), o patriarca, precisa aceitar que é mortal. O filho mais novo Alex (Michael Douglas) passou a vida atormentado pelo medo de cometer os mesmos erros do pai. Já o primogênito de Alex, Asher (Cameron Douglas), é um adolescente rebelde que tenta preencher sua vida com sexo, drogas e rock'n'roll.

O óleo de Lorenzo

ASSUNTO
Relação terapêutica, Doença degenerativa, Postura médixa X portura familiar, método científico, fenomenologia existencialismo..
"O Oleo de Lorenzo " baseado em história real, questiona a arrogância titulada, instituída e o intelectualismo desencantado do mundo: o saber cientificista, abstrato e sisudo, profundamente desvinculado do humano; um saber que não mergulha no mar da humanidade, um saber desumanizado por um método que despreza a intuição e amplia a vaidade. A produção "O Óleo de Lorenzo" exibea arrogância, dos guardiões do saber científico que não permitem concorrência, conduzindo o espectador a uma profunda reflexão acerca da contradição entre o saber científico acumulado pela academia e o saber não reconhecido no ambiente acadêmico. A curiosidade e a intuição dos Odone's se mostraram mais forte que o saber mítico constituído, e, buscam a compreensão do fenômeno que interefere no processo bioquímico que causa a molétia do filho, passando a desagradar os representantes da ciência, ao agir diretamente sobrea natureza e controlar a até então encontrolável licodistofia.Não é um filme água com açúcar; é denso, desafiador, que exige uma reflexão, e que nos ensina uma lição muito antiga e óbvia: SE NÓS NÃO AGIRMOS, NINGUÉM O FARÁ POR NÓS!  A palavra da medicina colocada em cheque noseguinte link: clique aqui
SINOPSE
Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença. O Óleo de Lorenzo é uma história verídica, de Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL).
O fato verídico
Trailer

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Querem me enlouquecer

querem me enlouquecer ASSUNTO
Relações familiares, saúde mental, relações afetivas e relações sociais.
Explorado em detalhes no livro CINEMA E AJUSTAMENTOS CRIATIVOS, o filme debate saúde-doença, vale a pena conferir.
SINOPSE
Claudia Draper (Barbra Streisand) é uma prostituta de luxo que mata Allen Green (Leslie Nielsen), um "cliente", para se defender. A defesa alega insanidade, com o apoio da família dela, pois acreditam que só assim ela terá chance de escapar da condenação. Entretanto, isto também significa que será mandada para um instituição para doentes mentais por tempo indeterminado. Assim, entrega seu caso a Aaron Levinsky (Richard Dreyfuss), um advogado que tem como função não provar que ela é inocente mas sim sua sanidade, pois assim poderá ser julgada em tribunal e então tentar provar sua inocência.

Trailer no You Tube

A lenda do pianista do mar

a lensa do pianista no mar
A SSUNTO
Relações afetivas e sociais, Identidade, medo do desconhecido e do novo.
A Lenda do Pianista do Mar é a música e sua paixão por ela. Utilizando filosofia para explicar a personagem de Mil Novecentos (Tim Roth), Tornatore conseguiu dar vazão para lógica e para a racionalização humana, sendo o ápice do filme, a forma com que um mundo pode ser o mesmo, mas ser diferente apenas modificando o ponto de vista da maneira que bem entender, é assim que é feito o filme, como uma obra significativa e pensante para a humanidade. O filme fala sobre a capacidade, quase que infinita, do ser humano e, por outro lado, os medos e limitações que nos aprisionam. Em um mundo extremamente vasto em inúmeros sentidos, nós preferimos ficar na segurança de nossos "navios" e nem mesmo a certeza da morte nos faz querer ver o mundo além... Psicologicamente falando, trata das "prisões interiores" das pessoas. Fala da falta de confiança na busca de novos desafios e da dificuldade de dar um novo sentido a vida.

SINOPSE
No primeiro dia do século, um bebê é encontrado no Virginian, um navio que transporta imigrantes da Europa para os Estados Unidos. Danny Boodmann (Bill Nunn), que cuida do compartimento de carvão, descobre o récem-nascido abandonado em um engradado de limão numa cabine de primeira classe. Danny decide criar o menino escondido no porão do enorme navio. Ele o batiza de Danny Boodmann T.D. Lemon Mil Novecentos, mas o garoto fica conhecido como Mil Novecentos. Sem conhecer nada do mundo além do compartimento de carvão e sua portinhola que da para o mar, Mil Novecentos fica arrasado quando seu pai adotivo é fatalmente ferido num horrível acidente no navio. Mas Mil Novecentos salva sua pele quando, ao perambular pela primeira classe , encontra um piano e descobre que é um prodígio que pode tocar de forma natural e gloriosa uma música que vêm da alma. Mil Novecentos fica no navio, entretendo o mundo? 2000 pessoas por vez, a capacidade do navio.
Três décadas mais tarde , um musico de Jazz falido chamado Max (Pruitt Taylor Vince). Está preste a vender seu adorado trompete e acaba descobrindo numa empoeirada loja inglesa a única gravação feita de Mil Novecentos tocando piano. Max fica perplexo com o som: mas porque conheceu Mil Novecentos há alguns anos. Devido às lembranças atordoantes, ele implora ao dono da loja para dizer-lhe como encontrou essa gravação “impossível”.
O proprietário de da loja conta a Max que a gravação estava num navio enferrujado que seria demolido em breve. O fato deixa o músico perturbado. Ele está convencido de que Mil Novecentos, que nunca desejou ir para e terra firme, ainda permanece vivo dentro do navio. Mas nada podia prepará- lo para a surpresa de conhecer Mil Novecentos? ao mesmo tempo gênio e inocente, uma alma perdida e um sonhador extremamente apaixonado.
Tecendo uma narrativa sobre uma narrativa sobre Mil Novecentos , Max conta o dia em que Mil Novecentos aceitou um duelo de piano com Jelly Roll Morton (Clarence Willians III), ” o homen que inventou o jazz” , e entrou numa guerra de sons; ele conta a história do amor de Mil Novecentos por uma linda jovem da terceira classe (Melaine Thierry), cuja presença inspira sua gravação exclusiva, Max consegue a atenção da equipe de demolição com a história do dia em que Mil Novecentos tentou sair do navio, andou pela passarela em direção a Manhattan e da garota que ele amava apenas para chocar-se com a opressiva grandiosidade da cidade.
Agora, contudo, Max não tem mais tempo, e a equipe de demolição faz os preparativos finais. Num momento final de amor e amizade, o músico entra no casco enferujado do Virginian para tocar pela última vez a gravação de Mil Novecentos. Seu plano dá certo. A gravação tira Mil Novecentos de seu esconderijo e Max descobre a verdade atordoante que manterá para sempre seu amigo no mundo das fábulas e das histórias.
Duelo no piano, You Tube
Trailer no You Tube
genio indomavel 2 Primeiro filme apresentado no livro Cinema e ajustamentos criativos.

Chegadas e partidas

Chegadas e partidas ASSUNTO
Casal e família, Segredo, Apatia, Relações familiares, afetivas e de casal.
Chegadas e Partidas é um retrato bem-humorado da família contemporânea, onde um homem comum procura reconstruir sua vida em um ambiente novo e completamente diferente do seu, uma comunidade pesqueira.
SINOSPE
Quoyle (Kevin Spacey) leva uma vida pacata, até conhecer Petal (Cate Blanchett). Rapidamente, casam-se e dessa união nasce Bunny. Enquanto Quoyle trabalha fora e ainda cuida da casa, Petal perambula pelos bares e dorme com todos os homens que encontra. A vida de Quoyle piora quando Petal vende a pequena Bunny e foge com o namorado. Ambos morrem num acidente de carro e, para completar o drama, os pais de Quoyle se suicidam. Após tantos problemas, a tia de Quoyle (Judi Dench), aparece e resolve levá-lo para Newfoundland, pequena cidade do Canadá, onde viveram os ancestrais da família. Quoyle, junto da filha e da tia, encontram um novo mundo, e começam a perceber que as coisas podem melhorar.
Veja a crítica
Outra crítica
Trailer aqui

O príncipe das marés

ASSUNTO
Casal e família, segredo, violência, abuso, suicídio, relação terapêutica, conflitos familiares, mecanismos de defesa.
O filme tem uma qualidade técnica irretocável além de fazer um brilhante estudo psicológico de uma família esfacelada, cujas vivências da infância vão se manifestar na vida adulta com as conseqüências afetando de diversas formas os envolvidos. Nessa produção temos personagens que enfrentam situações difíceis mostradas num clima pesado e adulto, sem ser piegas. Vale notar também a sutileza como é mostrada a violência contra uma criança, o que acaba captando a empatia e a compreensão do público que consegue acompanhar o filme sem se cansar.
genio indomavel 2
Incluído no livro  “Cinema e Ajustamentos criativos”, que também pode ser encontrado aqui
SINOPSE
A irmã de um treinador de futebol da Calorina do Sul (Nick Nolte) tentou suicídio e, agora, precisa da ajuda do irmão para tentar se recuperar. Nessa viagem, Tom Wingo se envolve com Susan Lowestein (Barbra Streisand), a psiquiatra de sua irmã. Tom desenvolve uma relação pertubada com Susan, onde flhos e um segredo de família incomodam sua mente. Numa tentativa desesperada de salvar a sua irmã e a si próprio, Tom e Susan iniciam uma viagem através de recordações reprimidas - uma viagem em que juntos fazem novas descobertas sobre cada um de si e... sobre o outro.

Melhor é impossível

melhor é impossivel ASSUNTO
TOC, Relações de casal, família, afetivas e sociais.
Melvin apresenta varias características da personalidade obsessiva, pois é pontual ao ir ao restaurante, não tolera atrasos é sádico e possui hábitos de higiene e manias um tanto exageradas que se tornam rituais, isola-se emocionalmente, evita a cordialidade e o amor. Carol é uma mãe dedicada sem condições de dar o tratamento adequado a seu filho, mas tudo muda quando Malvin oferece-lhe ajuda e conseguem curar seu filho, então ela passa a sofrer com a carência da presença masculina na sua vida.
Simon Bishop (Greg Kinnear), é pintor e vizinho de Melvin, que após ser vitima de ladrões que os espancaram gravemente, passa por crise financeira perdendo ate seu apartamento, deprime-se e sente-se sem vontade de pintar, é obrigado a entrar em contado com seus pais que o abandonaram e desaprovam o fato dele ser homossexual.
genio indomavel 2 O livro pode ser encontrado no link
Cinema e ajustamento criativo
Trata-se de um trabalho sensível, indicado não só para psicólogos. O livro nos transporta para um mundo de possibilidades. vale a pena conferir!
SINOPSE
Melvin Udall (Jack Nicholson) é um escritor que adora fazer comentários ácidos e maldosos para ofender as pessoas. Ele toma café todo dia na mesma lanchonete, onde Carol Connelly (Helen Hunt) é a única garçonete que o suporta. Seu vizinho é o renomado artista plástico Simon Nye (Greg Kinnear), alvo constante de seus ataques verbais. Quando Simon é levado para o hospital após um violento assalto, Melvin tem que cuidar do cachorro de estimação do vizinho. A nova situação amolece o coração do escritor, fazendo nascer entre os três - Melvin, Carol e Simon - uma amizade capaz de finalmente fazê-los felizes.
Veja o trailer no You Tube
Alguns trechos
Um olhar Junguiano

Meu filho meu mundo

Meu filho meu mundo

ASSUNTO

Autismo, relações familiares, relações afetivas

SINOPSE

Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam... Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderá salvá-lo.



TRECHO DO FILME

O OLHAR DA PSICOLOGIA
O que fazer quado o bebê apresenta um comportamento diferente do que é esperado? Como lifar com a situação? O filme de 1979, conta sobre a reação dos pais e a busca por soluções frente à situação. Com o título original Son-Rise: O milagre do amor, o drama retrata o dessenvolvimento de uma nova forma de olhar o autismo, sem permitir que o diagnóstico aprisione o ser. Após ter duas meninas, os pais coobservam  inquietude e algumas reações estranhas em Raun.  Na busca insensante de uma compreensão sobre suas reações, os pais recebem o diagnóstico de autismo. Apesar de concordarem com alguns sintomas do transtorno, os pais não se conformam com as perspectivas e os tratamentos disponíveis. Eles decidem, então, estudar uma forma de mergulhar no Universo do filho, para melhor compreendê-lo e ajudá-lo a ampliar suas potencialidades. Quem era a criança por trás daquele diagnóstico?  Partindo desta premissa, os pais iniciam o processo que inicia com amor, respeito e aceitação do filho como é.  Enfrentando dificuldades tanto sociais quanto individuais –sentiam-se responsáveis pelo seu distúrbio em alguns momentos-, eles desenvolvem um sistema para o tratamento de seu filho.  Música, comida e  jogos são utilizados como estímulo e reforço.  Entre diversas tentativas e erros, vitórias e derrotas, sucessso e regressão, os pais desenvolvem um programa capaz de inaugurar um canal de comunicação entre ele e o mundo. A história é comovente e passa por momentos de dor, frustração, desesperança, renovação, persistência e amor. O filme relata o processo de construção do programa Son-Rise, considerado até hoje como método de sucesso tratamento do autismo.
 

O mesmo amor a mesma chuva

mesmo amor mesma chuva ASSUNTO

Casal e família, relações sociais, processo de integração.

Um romance real e não daqueles fantasiosos; apenas o amor ou a relação amorosa como ela é, com altos e baixos, acertos e erros de ambas partes. A obra de Campanella revela as disparidades de pretensões e personalidades que conflituam, mas que se conectam de forma especial. Vencer o medo, se arriscar, seguir um desejo, uma certeza, preservar a integridade. Há a convicção de que os reencontros são possíveis e que amizade, solidariedade e amor estão sempre abertos a começar de novo e tentar aprender com os erros do passado.

SINOPSE

A película mostra as indas e vindas de Jorge Pellegrine - um escritor de talento, porém absorto em receios que não o fazem mergulhar com convicção no mercado literário - e de Laura, uma jovem entusiasmada e sensível. Eles conversam, se aproximam e iniciam um romance que dura um ano e meio. A relação se desgata e um caso de infidelidade causa o rompimento. A partir daí, acompanhamos Jorge em seus outros relacionamentos, em sua vida profissional frustrante e nas tentativas de sossegar seus fantasmas; Jorge é um crítico de arte desiludido e Laura uma bem-sucedida produtora cultural. O quê o destino reserva para essas pessoas que triunfaram, perderam, viveram e deixaram escapar o prazer e a loucura dos momentos?

Um trecho no Youtube

Veja o trailer

Cena do primeiro encontro

Cena final

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O enigma das cartas

enigma das cartas

ASSUNTO
Luto,  infância, Autismo (?), psicodiagnóstico, Casal e família.

SINOPSE
Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.


O OLHAR DA PSICOLOGIA
Note-se que o filme apresenta uma clara distinção entre o paradigma patológico e o holístico. Olhar a doença, identificá-la apenas com parâmetros registrados até então, é  um olhar patológico, que rotula. O olhar holístico percebe a totalidade do sujeito, é preciso fazer contato com o cliente e seu contexto. Portanto, fazer contato, "estar com" é fundamental para o processo terapêutico. Não desprezamos o olhar médico e suas categorias diagnósticas, no entanto, elas servem de fundo, para o que se revele a figura, no processo de 'estar com' o sujeito. Os sintomas, já categorizados em alguma patologia, nos servem apenas para orientar o processo. Enquanto o médico busca tratar o sintoma, seguindo o paradigma médico, a mãe decide  arriscar “estar com”. Ao se tornar quase uma “psicoterapeuta”, Ruth abre espaço para re-significação, não só da filha, mas também do encontro com o próprio luto não vivenciado. O renascimento ocorre a partir desse encontro verdadeiro, onde todo a simbologia da  cartas podem ser experienciadas em conjunto, trazendo nova re-significação para toda a família. O paradigma médico, representando polaridade oposta à atuação da mãe, permite que esta reconheça a presença do “sintoma”, favorecendo a integração. O filme retrata o processo de elaboração do luto a partir do sintoma evidenciado em um membro da família. Para psicoterapia de casal e família é um prato cheio. Para o profissional psi, seja psicólogo ou psiquiatra, a trama provoca sérias reflexões sobre o contato com o cliente, e, as diferentes formas de "tocar" o mundo do outro. Uma advertência aos profissionais que se prendem aos diagnósticos de pronto. O filme não foi aclamado pela crítica cinematográfica, entretanto fica evidente sua importância como disparador de reflexão humana.