segunda-feira, 20 de maio de 2013

Terapia de Risco

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Indústria farmacêutica, efeitos colaterias de medicações psiquiátricas, psiquiatria, saúde mental, crise de ansiedade, depressão, relação terapêutica, manipulação, relações afetivas e sociais.

SINOPSE

A trama gira em torno da jovem Emily Hawkins (Rooney Mara), que acaba de ver o marido (Channing Tatum) ser libertado da prisão por um crime de colarinho branco. Mesmo aliviada, Emily tem crises de depressão e busca a ajuda de medicamentos prescritos para conter a ansiedade. Ela também busca amparo num tratamento psicológico, lidando com profissionais (Jude Law e Catherine Zeta-Jones). O tratamento, por mais que comece de forma positiva, vai gerar consequências inesperadas na vida da jovem.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Com o título original “Side Effects” – efeitos colaterais, o filme fala da transformação da felicidade em mercadoria de lucro, sobre a busca da felicidade através de medicamentos. Já na chamada, o trailer é finalizado com a imagem de diversos comprimidos e a seguinte frase: “TERAPIA DE RISCO, em alguns casos a morte pode ocorrer.” Em tempos de discussão sobre o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a discussão proposta na trama se encaixa perfeitamente. O DSM-5 vem sendo duramente criticado pela comunidade acadêmica e pelos profissionais de saúde mental do mundo todo. O novo manual traz em sua proposta a diminuição dos limites de diagnóstico e das categorias dos diagnósticos existentes, além de acrescentar novas categorias. A preocupação gira em torno de toda uma geração, que ao manifestar variações normais de comportamentos, que embora sejam considerados problemáticos, podem ser “categorizados” pelo DSM-5 como algum tipo de doença mental. Tal procedimento pode acarretar em prejuízo para toda uma vida, devido aos estigmas provocados pelos rótulos, além de indicar a prescrição de drogas psiquiátricas poderosas, que podem ter sérios efeitos colaterais. Rompendo as barreiras do Universo acadêmico e profissional, as propostas do DSM-5 devem ser discutidas por toda a sociedade, pois suas consequências podem afetar a saúde de pessoas. Trata-se de uma questão séria.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ferrugem e osso

 

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Relações afetivas, familiares e sociais, superação, auto-suporte, resiliência.

SINOPSE

De repente, ALI (Matthias Schoenaerts) se vê tendo que cuidar sozinho de uma criança de cinco anos. Ele mal conhece o seu filho SAM (Armand Verdure). Sem casa, sem dinheiro e sem amigos, Ali vai morar com sua irmã ANNA (Corinne Masiero) em Antibes, no sul da França. Tudo começa a melhorar imediatamente. A irmã hospeda os dois na garagem, ela cuida do sobrinho e a temperatura é magnífica. Ali, um homem alto e forte, vai trabalhar como leão de chácara em uma boate. Durante uma briga, ele ajuda Stéphanie (Marion Cotillard). Distante e linda, Stéphanie parece inatingível, mas Ali, franco e direto, consegue deixar o seu número de telefone com ela. Stéphanie é treinadora de baleias orca, em Marineland. Quando uma apresentação termina em tragédia, um telefonema os junta mais uma vez. Quando Ali volta a se encontrar com Stéphanie, ela está presa a uma cadeira de rodas, por ter perdido ambas as pernas e algumas ilusões. Stéphanie passa a depender da força física de Ali e ele, por sua vez, passa a admirar a força de vontade de Stéphanie. E Stéphanie volta a querer viver. À medida que a história de vida dos dois começa a se encontrar e a se separar, eles entram em um universo onde a beleza, a juventude e o sangue são considerados produtos, mas no qual a confiança, a verdade, a lealdade e o amor não podem ser comprados ou vendidos e a coragem aparece de várias formas.

TRAILER

Existe a possibilidade de assitir online, mas tenha cuidado, contém cenas de sexo explícito, é indicado para maiores.  Se você  é maior de idade, clique aqui para assitir.

O OLHAR DA PSICOLOGIA

Eu já o tinha em minha fila de filmes para assistir, quando a colega Renata Rodrigues postou no meu face: “Ferrugem e Osso é um filme belíssimo e apresenta com profundidade duas almas perturbadas procurando por salvação e aprendendo a sobreviver. É tocante ver o quanto pode nascer algo sincero entre duas pessoas destruídas pelas circunstâncias impostas pela vida e pelas escolhas que elas abraçaram, encontrando um no outro a compreensão que o mundo não lhes ofereceu. É um filme denso e complexo, doloroso justamente por ser sensível. Não é um filme de fácil digestão, contudo, ele merece ser visto por todos... Ultra recomendado!”. Então, duplamente indicado, não tive outra alternativa, escolhi assistir logo. Logo, o que mais me chamou atenção foi um termo muito difundido na psicologia: resiliência. Este conceito psicológico, emprestado da física, é a capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação. O conceito surgiu na física e nada mais é do que a capacidade de alguns materiais voltarem ao estado natural depois de terem passado por uma tensão extrema. Ou seja, é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. A capacidade de resiliência envolve uma tomada de decisão, é quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades. Durante o processo terapêutico, um dos objetivos é despertar a capacidade de resiliência do cliente.

sábado, 27 de abril de 2013

About Cherry

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Alcoolismo, família disfuncional, abuso sexual infantil, pornografia, sexualidade.

SINOPSE

2012 – Sem título em português. O filme segue Angelina (Ashley Hinshaw), uma jovem a beira de terminar o colegial que leva uma vida muito difícil, pois sua mãe é alcoólatra e seu padrasto é muito violento. Certo dia, seu namorado sugere que ela tire fotos nuas por dinheiro e depois de inicialmente hesitar, ela concorda e faz a sessão de fotos. Em São Francisco, Angelina começa a trabalhar em um clube de strip, adota o nome de Cherry e conhece um advogado que a leva a festas extravagantes, até que um lhe apresentam um novo mundo, a indústria do pornô.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Ao ler a sinopse, pensei se tratar de um filme sobre a pornografia como última opção de alguém sem alternativa. De fato, a trama retrata o drama de uma Angelina e sua trajetória até chegar ao filme pornô. Quanto a não ter mais alternativas, não posso definir assim, embora sua origem possa até sugerir algum tipo de indicação para tal caminho. No entanto, acredito que o que fizeram conosco não possa definir quem somos, e sim, o que fazemos com isso – com aquilo que fizeram conosco. Para que seja mais bem compreendido, algumas cenas sugerem abuso sexual de seu padrasto, além de retratar uma adolescência conturbada e sobrecarregada enfrentada pela menina. Angelina trabalhava, cuidava dos “porres” de sua mãe, protegia a irmã e ainda tentava manter uma vida social compatível com sua idade. A trama sugere que sua única válvula de escape era o namorado, que aparentava gostar dela pelo que era, não pelo que podia oferecer. Ao sentir-se como mercadoria também nessa relação, ela decide largar tudo e começar uma nova vida em outra cidade.

A parte dos anjos

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Relações sociais, familiares e afetivas, delinquência, drogas e reabilitação.

SINOPSE

Neste misto de comédia e crítica social, Robbie é um rapaz de Glasgow perseguido pelo seu passado de delinquente. Ele e os amigos Rhino, Albert e a jovem Mo escapam por pouco de serem presos, mas acabam sendo punidos com uma pena de trabalhos comunitários. Henri, o educador responsável por eles, torna-se então o seu novo mentor, iniciando-os na arte do uísque. De destilarias a sessões de provas selecionadas, Robbie descobre um talento real de provador, conseguindo identificar as colheitas mais excepcionais e mais caras. Com esse novo talento em mãos, Robbie precisa escolher um caminho na vida: continuar a sua vida de pequenos delitos e violência ou investir num futuro mais promissor.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

O filme conta a história de um grupo de delinquentes juvenis que ganharão uma segunda chance. Todos são jovens julgados por pequenos delitos e sem aptidão alguma, nem para o crime. Retrato de uma sociedade em crise, eles são condenados a realizar trabalhos comunitários, ao mesmo tempo em que precisam tirar suas vidas do buraco. (Fonte, clique aqui).

Robbie é um viciado em drogas disposto a se reabilitar devido à gravidez da namorada. O jovem transmite violência, raiva, terror, e também fragilidade, esperteza e amizade. Ele é explosivo, mas está aprendendo a conter suas emoções e pensar primeiramente na namorada e no filho. Ele foge de brigas e repreende outros por atitudes erradas , aceitando os conselhos de seu tutor Harry. Há uma leve crítica social por trás dessa aventura, que retrata uma realidade difícil, enfrentada pela classe operária de uma cidade violenta.

A guerra dos botões

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Relações familiares e afetivas, imaginação, universo infantil, ética.

SINOPSE

Nos anos 1960, numa aldeia no sul da França, um grupo de meninos de sete a 14 anos enfrenta uma guerra contra as crianças da aldeia vizinha, liderados por William Lebrac (Vincent Bres). Mas essa é uma batalha sem piedade que já dura por gerações. Os garotos lutam pela honra e lealdade, utilizando todos os meios necessários para vencer, até aceitar a ajuda de uma menina. Mas não é fácil ser um pequeno exército de homens sem ser pego pelos pais. Ao voltar para casa, após um dia de batalha com as roupas rasgadas e botões a menos, o maior desafio é ser discreto para fugir do castigo.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

O filme é sobre ingenuidade, brincadeiras e ética. Isso mesmo, uma lição de ética oferecida por crianças. Sensacional e pode parecer muito estranho para as crianças contemporâneas, que estão habituadas a tecnologia da vida moderna. Em tempo de guerra, as brincadeiras dão uma lição nos adultos sobre a vida e formas enfrentar divergências. Nos anos 60 era comum encontrar crianças brincando ao ar livre, fosse subindo em árvores, ou mesmo na rua. Lembro-me de brincadeiras como amarelinha, pique-bandeira, garrafão, roda, queimado, bola de gude, bafo-bafo, pique-cola, carniça e tantas outras, que vão sendo guardadas apenas na memória. Para os adultos é um retorno à própria infância, pois o filme traz de volta aquilo que não vemos mais em nossos dias. O Universo infantil nos é apresentado de forma pura, com direito a xingamentos rimados e muito mais.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

À beira do Caminho

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Relações familiares e afetivas, luto, traição, culpa e amizade.

SINOPSE

2012 - Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.

Coincidências trágicas marcam filme 'À Beira do Caminho' - Clique aqui para ler.

TRAILER

 

O OLHAR DA PSICOLOGIA

As dificuldades na elaboração do luto é um tema forte na trama. João é carrancudo, mal humorado e se mostra pouco inclinado ao convívio social. A solidão não é apenas devido a sua profissão, pois revela uma escolha pessoal. O filme mostra o cotidiano de um profissional pouco valorizado, o caminhoneiro. A estrada é o caminho que parece não ter fim, a cada quilômetro percorrido, maior fica a distância e a solidão. Encontrar Duda, o menino órfão, acaba por trazer à tona tudo que João queria esquecer. Aos poucos, o menino e sua história vão quebrando a armadura do motorista. Suas defesas vão aos poucos sendo destruídas. Semelhante a um processo terapêutico, que ocorre quando o cliente ao evitar a dor acaba por tornar crônica outra dor - aquela conhecida, mas nem por isso menos sofrida – é apresentado. O processo terapêutico busca favorecer o olhar do cliente para sua realidade, sua dor real – ou seja, as situações evitadas, objetivando novas escolhas, soluções ou acabamentos. Assim, tudo que impedia o cliente de ser quem é, pode ser desbloqueado. Situações inacabadas são obstáculos para o “vir-a-ser” do indivíduo, sua forma legítima de funcionar no mundo. No filme, o convívio com Duda acaba por favorecer o reencontro de João com seu mundo, suas emoções e novas possibilidades. A fuga de sua realidade dolorosa não aliviava a dor, apenas tornava o personagem cada dia mais distante de si mesmo, cristalizado, ausente.

terça-feira, 23 de abril de 2013

A ira de um anjo

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Abuso,  Transtorno do desvio de conduta, psicopatia, Abuso sexual infantil, Adoção, relações familiares.
SINOPSE
O filme foi baseado na história real de Beth Thomas, uma criança que foi severamente abusada sexualmente e apresentou comportamentos violentos, conforme o documentário mostra. O vídeo retrata alguns trechos do processo terapêutico real e alguns depoimentos, da criança em duas fases, dos pais e do terapeuta. No filme, a trama aborda um drama familiar, focando na menina de 07 anos que foi adotada junto ao irmão por uma família bem-sucedida e até então feliz. Problemas começam a aparecer com o estranho comportamento da menina, que consegue influenciar maleficamente o irmãozinho, manipular os adultos ao seu redor, mostrando um lado violento e negro de sua personalidade. O casal imagina então que isso se deve ao passado desconhecido dessa criança, antes de desistir da adoção, os pais vão buscar respostas na história de vida da criança. As angústias vividas por esses pais, que se esforçam imensamente para amar essa menina apesar de se comportamento,  são retratadas no filme. Onde está o limite? A busca interessada e amorosa faz toda diferença.
Documentário completo sobre Beth
Filme Completo no YouTube
O OLHAR D APSICOLOGIA
Nem o filme nem o documentário são fáceis de assistir. A discussão sobre um fato tão delicado e atual, em alguns momentos se torna intragável. No filme, quando a família adota as crianças, a menina já tem 7 anos. Ao assistir suas atitudes maquiavélicas, o primeiro sentimento que surge no espectador é raiva, sim, raiva dessa menininha tão cruel. Não é fácil ficar neutro diante de tanta maldade e frieza. Difícil se colocar no lugar dos pais adotivos, que apesar de tantas complicações, escolhem tentar amá-la e ajudá-la a descobrir-se como ser humano. Catherine apresenta todos os sintomas do Transtorno de Desvio de Conduta, patologia prevista em crianças que tiveram privação emocional nos primeiros contatos com o mundo e/ou algum tipo de abuso. Sim, Cat sofreu abuso sexual infantil, cujo agressor foi o pai biológico. Agora, a menina não tem qualquer possibilidade de afeto ou empatia (se colocar no lugar do outro). Antes do tratamento, só raiva e medo são emoções que a menina conhece. Ela não tem ideia do que seja afeto, confiança, respeito, amor…

sábado, 13 de abril de 2013

SEM MEDO DE VIVER

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Transtorno de Estresse pós-traumático, relação terapêutica, familiar e social.
SINOPSE
1993 - Max Klein é um dos pouco sobreviventes de um acidente aéreo que vitimou a maioria dos passageiros. Afetado pela experiência, o comportamento de Max começa a sofrer grandes alterações. Não consegue retomar a sua vida, afasta-se da família e, julgando-se invulnerável, procura situações de risco, como andar no topo de arranha-céus. Depois de várias tentativas frustradas para ajudar Max, o psicólogo Bill Perlman apresenta-lhe outra sobrevivente, Carla Rodrigo, uma mãe traumatizada pela morte do seu bebê no acidente, e juntos vão iniciar o caminho para resolver os seus problemas...
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O OLHAR DA PSICOLOGIA
Um filme intenso, sensível e psicológico, que retrata bem o que vem a ser o Transtorno do Estresse pós-traumático (TEPT) - é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais. No filme, o acidente de avião é o evento que altera a vida dessas pessoas, que reagem de forma diferente ao trauma.

Tudo por um sonho

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Adolescência, relações familiares, relações afetivas, família disfuncional, alcoolismo.
SINOPSE
Este drama inspirado em fatos reais conta a vida de Jay Moriarity (Jonny Weston), um prodígio do surf que decide aos 15 anos de idade enfrentar a costa Mavericks, onde ficam as maiores ondas do planeta. Nessa região, as marés chegam a atingir a altura de um prédio de cinco andares. Para tal feito, ele conta com a ajuda de Frosty Hesson (Gerard Butler), um veterano do surf. A relação entre ambos transforma suas vidas.
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A força de um sonho… uma lição de vida!
O OLHAR DA PSICOLOGIA
O filme está repleto de clichês, como diz a crítica, no entanto, nada que comprometa a proposta da trama, que além de contar fatos verídicos, oferece uma lição de vida. Jay teve uma vida difícil, desde que sua mãe foi deixada pelo marido e se entregou à bebida. O menino cresce tendo que estudar, trabalhar e ainda cuidar da mãe. Na mesma ocasião em que seu pai vai embora, o garoto se depara com o perigo e a imensidão do mar, que iriam despertar nele o sonho de sua vida. Seu salvador, Frosty, no início reluta em se transformar em seu mestre, mas acaba desenvolvendo um amor paterno pelo menino. Nessa relação, estilo mestre e pupilo, Jay encontrará suporte para enfrentar seu medo, sua dor e a força necessária para lutar pelos seus sonhos. Em sua caminhada, Jay amadurece, se faz suporte e se torna uma das maiores lendas do surf. A trama emociona, principalmente se levarmos em conta que a filosofia do surf, pode se transformar em filosofia de vida.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

As Sessões

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Sexualidade, deficiência física, processo terapêutico, terapia sexual.
SINOPSE
2012 - Mark O'Brien (John Hawkes) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de "pulmão de aço". Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo.
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O OLHAR DA PSICOLOGIA
Indicado pelo atual colega e ex professor Mauro Paiva, AS SESSÕES é de fato sensacional. A grande sacada do filme, ao retratar Mark, é focar o seu bom humor e sua capacidade de se sustentar apesar de suas limitações. Seu grande dilema é sentir-se incompleto por permanecer virgem, ainda que tenha ereções e orgasmos descontrolados. Diante da questão, novos desafios surgem em seu caminho, quando decide buscar alternativas que o ajudem a sentir-se Homem, adulto, ou seja, perder a virgindade. A trama se desdobra de forma delicada, em diálogos ricos com o padre - que revelam suas questões religiosas e íntimas –, o processo terapêutico com a “substituta sexual” – Terapeuta sexual que o auxilia no processo de consciência corporal e faz algumas intervenções psicológicas - e suas relações em geral, consigo, com pessoas do mesmo sexo ou o sexo oposto. Dogmas religiosos, conceitos sociais e pré-conceitos são deixados de lado diante da questão existencial básica, que é o dilema de Mark.

O amor não tem fim

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ASSUNTO
Terceira idade, ninho vazio, processo envelhecimento, psicologia do desenvolvimento, sexualidade
SINOPSE
2011 - Adam (William Hurt) e Mary (Isabella Rossellini) são casados há 30 anos. Seus filhos já saíram de casa há bastante tempo e eles agora estão em uma fase calma de suas vidas. Os problemas de memória de Mary e a carreira de Adam, que já não é tão próspera quanto antes, fazem com que assumam que estão envelhecendo, o que faz com que se afastem um do outro cada vez mais.
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O OLHAR DA PSICOLOGIA
Em psicoterapia de família, é hábito usar o termo “ninho vazio” para nomear o período no qual os filhos partem e o casal pode se ver só outra vez. Dependendo de como acontece, ambos ficam perdidos, configurando a ambiguidade deste momento, que por um lado é alívio por estarem finalmente sós, por outro a solidão se torna um vazio difícil de ser enfrentado. O “enfim sós”, antes um sonho, pode transformar-se em momento de crise familiar ou individual. Trata-se da mudança de ciclo previsível, que ocorre durante um espaço de tempo de mudanças que buscam a reconfiguração familiar, um período que pode ser longo ou curto, ocorra. No filme, o casal vivencia a crise ao mesmo tempo que também enfrentam o processo de envelhecimento. Cada qual encara a crise com sua forma peculiar de ser, da melhor forma possível, de acordo com o histórico pessoal que lhe dá as ferramentas próprias. Lapsos de memória já ocorrem com Mary, o que a faz perceber o quanto precisam se preparar para o processo de envelhecimento que já dá sinais. Adam, pelo contrário, se recusa a perceber que está envelhecendo. Diante da possibilidade de realizar um projeto para um lar de idosos, ele reage em desacordo, a negação é visível. No lugar disso, prefere investir em um projeto junto aos jovens estagiários, o que o faz sentir-se jovem. As diferentes formas de enfrentar o momento acabam por afastá-los, mas não por muito tempo.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Monsieur Lazhar

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ASSUNTO
Luto, suicídio, relações afetivas, sociais e familiares, morte, ensino, relação professor-aluno.
SINOPSE
Bachir Lazhar (Mohamed Fellag), imigrante argelino, é contratado para substituir um professor do ensino fundamental, que morreu tragicamente. Enquanto a classe passa por um processo de superação da perda, ninguém desconfia o drama pelo qual passa o novo professor, que corre o risco de ser deportado a qualquer momento.
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O OLHAR DA PSICOLOGIA
O professor surge na vida deste grupo de crianças em um período extremamente delicado para elas. Ao se depararem pela com a morte, elas tentam encontrar repostas e explicações para os sentimentos confusos que passam a habitar suas vidas. Entretanto, o sentimento de perda também faz parte da vida deste homem, ainda que adquirido em outro contexto. O luto é algo que precisa ser elaborado na vida dele, tanto quanto na vida dessas crianças. Morte, luto, culpa, abandono, perdão, método de ensino e outros temas costuram a trama, sem perder de vista o choque cultural entre os hábitos de Québec e da Argélia antiquada. Repleto de personagens reais, com qualidades e defeitos, o filme apresenta realidades difíceis de serem enfrentadas, seja por crianças ou adultos. A professora comete suicídio dentro da sala de aula, e, para piorar, dois alunos testemunham a cena conclusiva de seu ato. O aspecto emocional que a morte causa aos alunos é o que serve de ligação e afastamento do novo professor. Aos poucos, passamos a compreender as razões e a importância do trabalho em si para Lazhar. Este homem amargurado, capaz de cometer erros e de mentir, é também aquele que divide com as crianças a mesma necessidade: esquecer o tormento e a dor da perda. O filme é emocionante e nos oferece de bônus a fábula da crisálida, contada pelo professor no final, vale a pena assistir!






A arte da conquista

A arte da conquista

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Adolescência, fobia social ou depressão, sexualidade e relações familiares.

SINOPSE

George (Freddie Highmore) é um adolescente solitário que não vê sentido na vida e nem na escola. Para ele tudo é uma grande ilusão, não estava preparado para se apaixonar, até que Sally (Emma Roberts) surge em sua vida.

TRAILER

O OLHAR DA PSICOLOGIA

O filme retrata o rito de passagem da adolescência de dois jovens que se encontram. Ambos têm uma estrutura familiar disfuncional, ele foi abandonado ainda criança e a mãe dela exibe um comportamento sexual pouco convencional. Ele tem uma visão pessimista do mundo, não fala muito, não se conecta aos estudos ou aos colegas e vivencia uma crise existencial. Ela, por outro lado, tem dificuldade de se apegar as pessoas. A trama desenvolve algumas transformações a partir deste encontro, entretanto, não aprofundam nenhum dos temas propostos, sem qualquer encadeamento  que possa provocar reflexão. A ideia do filme é excelente, pena que não desenvolvem de forma coerente e um tanto mais profunda. Um entretenimento razoável, até capaz de provocar algum tipo reconhecimento dos jovens em algumas partes da trama, nada mais.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Estamira

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Esquizofrenia, relações sociais e familiares.

SINOPSE

Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

Tudo que é Imaginário Tem, Existe, É" "A insanidade de Estamira é uma linguagem de defesa diante de um mundo muito mais louco que ela. A sua loucura é a narração de uma sabedoria torta de uma anomalia que a salva de uma realidade, esta sim, terrivelmente insana" - Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista. ESTAMIRA é a história de uma mulher de 63 anos que sofre distúrbios mentais e que durante 20 anos viveu e trabalhou no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho. Carismática e maternal, Dona Estamira convive com um pequeno grupo de catadores idosos num local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Muito já foi escrito sobre o documentário que angariou prêmios no mundo todo. Lançado em 2004, o filme trouxe uma denúncia sobre a realidade vivida pelos doentes mentais no Brasil. Retratando seu cotidiano, o diretor fugiu do lugar comum de outras obras que tenham explorado o assunto. No discurso de Estamira havia um misto de extrema lucidez e loucura, abrangendo temas como: a vida, Deus, o trabalho e reflexões existenciais acerca de si mesma e da sociedade. A esquizofrenia é apresentada em sua forma real, sem intermediários, o espectador é envolvido em sua rotina, desmistificando muitas pré-conceitos. Apesar de todo repercussão, pouco ou nada mudou no que tange aos cuidados e contatos com pessoas portadoras de doença mental.

De pernas pro ar 2

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Sexualidade, vício em trabalho, relações afetivas e sociais.

SINOPSE

Alice (Ingrid Guimarães) agora é uma empresária bem-sucedida, que continua trabalhando muito mas sem deixar de lado o prazer sexual. Ela está bastante atarefada devido à abertura da primeira filial de sua sex shop em Nova York, ao lado da sócia Marcela (Maria Paula). Seu grande objetivo é levar para a América um produto erótico inédito, o que faz com que ela fique bastante estressada. Até que, durante a festa de comemoração pela 100ª loja SexDelícia no Brasil, Alice tem um surto devido ao excesso de trabalho. Ela é internada em um spa comandado pela rígida Regina (Alice Borges), onde conhece várias pessoas que buscam controlar suas obsessões e ansiedades.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

O filme segue a linha criativa do primeiro, desde sua preocupação excessiva com o trabalho, até a suas crises familiares pelo mesmo motivo. Porém, a evolução no roteiro brinca com outros assuntos, que devem ser levados a sério. É claro que o filme não tem a pretensão de aprofundar nenhum assunto, pois trata-se de uma comédia romântica no estilo Hollydiano. De todo jeito, o mais bacana é conseguir falar de de sexo sem precisar apelar para cenas eróticas ou palavrões. Aprovado pelo público e reprovado pela crítica, o filme tem lá o seu charme. A trama ironiza questões contemporâneas, como por exemplo, o vício pelo trabalho, que é deslocado para o universo feminino. Além disso, há o vício em redes sociais, a cleptomania e a compulsão sexual, que são problemas pincelados com humor durante as sessões de grupo no SPA –  cenas hilárias. No geral, não passa de um entretenimento leve que garante boas risadas, sem aprofundar qualquer tema. O que de certo modo é positivo, pois  alguns assuntos ganham maior liberdade ao serem apresentados de forma leve. Diversão garantida!

O lado bom da vida

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Família disfuncional, TOC, Transtorno Bipolar, compulsão sexual, relações familiares, afetivas e sociais.

SINOPSE

Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano muda por completo quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas. É ela quem consegue fazer com que Pat mais uma vez se reconecte com a vida.

Na trama, acompanhamos um homem com sérios problemas emocionais que pegou a mulher o traindo com um homem mais velho e as consequências disso foram internação e distância da família. Algum tempo depois, tentando superar seus problemas, o problemático homem volta para casa e conta com o apoio da família, dos amigos e de uma moça que conhece por acaso. Entre danças e promessas uma amizade vai se construindo sob pilares genuínos, com verdade e sem segundas intenções, pelo menos não a princípio.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

O transtorno bipolar do humor já foi retratado em outros filmes, mas aqui temos outras particularidades, não só deste diagnóstico, mas de outras formas de reagir aos conflitos existenciais. O foco da trama é a estória é sobre Pat, que acabou de sair da clínica psiquiátrica, onde foi internado por ter batido no amante de sua esposa. Ele descobriu que era um bipolar não-diagnosticado, mas se recusa a se medicar. Além de estar obcecado com a ideia de reconquistar sua esposa, ele tem que enfrentar o preconceito, o medo e o desprezo de vizinhos e amigos. Durante sua jornada de recuperação, conhece uma garota chamada Tiffany, que também se encontra em uma etapa difícil. Após se tornar viúva, ela desenvolve compulsão sexual, adquirindo um comportamento promíscuo que lhe traz má fama. Para ambos houve um conflito insuportável como agente provocador do desequilíbrio, ponto que tanto os atrai quanto repele a ambos. O pai do protagonista é um senhor de meia idade viciado em apostas, que acredita seriamente que alguns resultados de jogos são influenciados pela presença ou não de alguém na sala ou acontecimentos importantes que ocorram simultaneamente ao jogo. Além de arriscar a estabilidade familiar com apostas, o provedor da casa apresenta alguns sintomas de TOC. O descontrole emocional é frequente mas não é restrito ao protagonista.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Griff, o invisível

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ASSUNTO

Fobia social, diferenças, relações familiares, afetivas e sociais.

SINOPSE

Produção australiana de 2010 - Griff (Ryan Kwanten) durante o dia trabalha em um escritório, onde vive uma vida reclusa, intimidado por colegas de trabalho. À noite, ele é Griff - O invisível, um super-herói que perambula pelas ruas de seu bairro local protegendo os inocentes. Griff tem seu mundo virado de cabeça para baixo quando ele conhece Melody (Maeve Dermody), uma bela jovem cientista que compartilha a sua paixão pelo impossível.
Seus colegas de trabalho gostam de tirar sarro com a cara dele, seu irmão se preocupa com a personalidade excêntrica e tenta trazer Griff de volta à realidade, lembrando sempre que ele não pode mais se refugiar no mundo de super-heróis. No entanto, é o irmão racional quem fica atraído e namora Melody, uma pessoa que não aparenta gostar nada dessa realidade comum. Quando apresentada a Griff, ela fica fascinada pelas peculiaridades dele e começa a se apaixonar. A dificuldade do personagem em alcançar essa normalidade fica clara quando, na intenção de se camuflar especificamente à paisagem de um ponto de ônibus, Griff opta por sair de casa vestindo uma roupa chamativa, capaz de expô-lo em todos os demais cenários.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

A identidade secreta de Griff é apenas o modo peculiar que jovem encontrou para preencher a própria vida. O filme fala de tolerância, de aceitação, fala sobre as diferentes formas de funcionar no mundo. O protagonista é uma pessoa com sérios problemas de socialização, indicando uma possível fobia social. Ele não tem amigos e ainda é perseguido por um colega de trabalho, que faz questão de evidenciar suas dificuldades. Seu irmão, seu único amigo, se esforça para trazer Griff para realidade, mesmo que se comporte de forma pouco convencional. Este irmão que surge como cuidador preocupado, também é aquele que opera uma “normalidade particular”, que se mostra enfadonha durante os encontros na casa da nova namorada, Melody. Aliás, ele é um cara muito esquisito. Ela, por outro lado, está fora dos padrões e quando é apresentada a Griff fica encantada, entrando em sintonia com o universo “diferente” em que ele vive.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Amor

clip_image001ASSUNTO

Terceira idade, relações familiares e afetivas, cuidado, AVC, processo de envelhecimento.

SINOPSE

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Tudo tem dois lados na vida, não canso de repetir isso. Pois bem, o que falar do amor? Como pode ser amor sem aquele tom meloso ao qual estamos acostumados? Quando falamos de um livro ou filme com tal título, logo criamos a expectativa de ver alguns obstáculos serem vencidos por um casal, que no final trocam carícias e declarações até ser concluído com a famosa frase “E foram felizes para sempre”. Antes que recriminem minha afirmação, me antecipo lembrando que existem também romances que acabam em tragédia, como “Romeu e Julieta”. Entretanto, também neste romance somos brindados com muitas cenas melosas que ilustram o amor que nós estamos acostumados a ver como tal. Não me recordo de qualquer obra que fale do outro lado da moeda, que fale de amor sem recorrer às cenas românticas, recheadas de trocas de beijos apaixonados e declarações de amor. O cotidiano de um casal, todos sabem, ultrapassa e muito o final feliz dos contos de fadas. Muito já se questionou sobre o que vem depois da união feliz, principalmente quando falamos do cotidiano de duas pessoas, antes estranhas, que trazem histórias de vidas diferentes, com valores, crenças e famílias de origem distintas. Ainda assim, muito já se apresentou em filmes e livros sobre encontros e desencontros do amor. No entanto, devo destacar que o filme AMOR nos apresenta o outro lado da moeda deste tema. Estamos falando de toda uma vida compartilhada, e, do que acontece quando a vida está perto do fim.

E se vivêssemos todos juntos?

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ASSUNTO

Luto, sexualidade, terceira idade, solidariedade e amizade.

SINOPSE

2010 - Na região da Grande Paris, vivem os casais Jean e Annie (Guy Bedos e Geraldine Chaplin) e Albert e Jeanne (Pierre Richard e Jane Fonda) mais o viúvo paquerador Claude (Claude Rich). Eles são amigos há décadas e, embora felizes, os sinais da idade começam a aparecer. Jeanne tem um câncer terminal, mas decidiu não contar a Albert, que já apresenta lapsos de memória. Claude, afeito a transas com garotas de programa, não possui o mesmo coração da juventude. Parte, então, de Jean e Annie, ambos com a saúde em dia, a proposta de todos morarem juntos na casa deles. Além da ajuda mútua, a vida comunitária permite a troca de experiências e um contato diário próximo. O grupo contrata um jovem alemão (Daniel Brühl) para auxiliá-los. Para um ator idoso, deve ser um prazer imenso interpretar um ótimo personagem principal. Com gosto e rugas no rosto (exceto a esticada Jane Fonda), o elenco mostra-se afinado e com fôlego de sobra. Entre a graça e a morte iminente, o diretor e roteirista Stéphane Robelin comanda seu segundo longa-metragem sem choro nem vela. Prefere fazer um registro real da velhice oferecendo reflexões prudentes e comoções contidas. Retirado da veja, leia mais.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Existem alguns assuntos que permanecem como tabus, principalmente quando falamos de sexo e morte. Permanece muita distorção na exploração dos temas. Quando o ponto é sexo, por exemplo, ainda há uma distância grande entre a realidade dos fatos e a as estórias “de pescador” que são propagadas. Quanto à morte, evitamos a todo custo tocar no assunto, apesar de ser a única certeza que temos desde o nascimento. É, parece que tudo que é óbvio, também assusta. No entanto, o filme ousa discutir estes tabus com bom humor, sem perder de vista a realidade. É um filme que sinaliza o que é inevitável: o ciclo final da vida e a morte. “Velhice”, “terceira idade”, “boa idade” são os termos usados para nomear o ciclo que mais tem alterado as estatísticas, pois a expectativa de vida tem atingido um crescimento até então inimaginável. Novas demandas exigem novas configurações que possam atendê-las.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As aventuras de Pi

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Vida, adolescência, relações afetivas e familiares, autoconhecimento, criatividade, perdas, fé, autoestima, fantasia, coragem, luta pela sobrevivência.

SINOPSE

Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Indicado pela colega Sandra Picanço, me senti na obrigação de assistir ao filme que a tinha encantado. Há quem diga que o filme tem um forte apelo religioso, e, também quem diga o contrário, que é uma afronta as religiões, pois ninguém poderia ter três crenças ao mesmo tempo. Pi diz que "A fé é uma casa de muitos quartos", portanto ele escolhe o seu jeito de vivenciar 3 religiões e ponto. O mais importante para ele é ter fé! Pi está na adolescência e enfrenta momentos de acordo com essa fase, está na busca de novos conhecimentos sobre o mundo, questionando tudo e todos, desafiando os perigos da vida e se apaixonando pela primeira vez. Seu mundo é ameaçado quando o pai comunica a decisão da grande mudança que farão. Diante do inevitável, Pi não se conforma com a situação. Dentro do cargueiro que os leva para o Canadá, sua inquietude abre as portas de um novo universo, que mescla fantasia e realidade, em um mundo repleto de sentidos ambíguos na sua existência. Diante do naufrágio, a trama nos apresenta um novo Universo, que pode ser escolhido como fantasioso, simbólico ou apenas como fatos costurados pela lembrança que restou no adulto, de suas desventuras adolescentes. Um novo mundo de sentidos e sensações nos é ofertado, para que cada telespectador faça a sua escolha.

domingo, 6 de janeiro de 2013

A estranha vida de Thinothy Green

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Adoção, esperança, fantasia, relações afetivas, sociais e familiares.

SINOPSE

A Estranha Vida de Timothy Green conta a história de um casal (Garner e Edgerton) que não consegue ter filhos. Em uma noite regada à vinho, Jim propõe à sua esposa que façam um jogo: ambos escreveriam em pedaços de papel as características que gostariam que seu filho tivesse, tal como “ele nunca desiste das coisas”, “irá marcar o gol da vitória” e “será como Picasso, com um lápis”. Em seguida eles colocam os pedaços de papel em uma caixa e enterram no quintal. Porém, e é sempre no “porém” que a fantasia acontece, após uma noite com uma estranha tempestade (onde a chuva ao invés de cair, sobe para o céu) um menino cheio de lama aparece na casa dos Green, os chamando de “papai e mamãe”. A partir daí a história já está lançada. Timothy aparenta ter entre 10 anos e seu comportamento “é o de um menino com as qualidades que os pais desejaram”, mas “essas qualidades se manifestam de maneira que nunca poderiam ter imaginado”.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Um filme que trata de vários assuntos de maneira encantadora e sutil. Uma fábula sobre o desejo de ter um filho. Ao depositarem todas as folhas/sonhos em uma caixinha de madeira e enterram no jardim, o casal abre a porta da fantasia para a elaboração de um sonho. O que vem a seguir é pura magia. O filme é uma fábula, por isso é pura fantasia, imaginação. Trata-se de uma bela reflexão sobre amar o diferente, aceitar as imperfeições que a sociedade entende como "defeitos de fábrica", ou seja, sobre adoção. Timothy Green é muito especial. Filme indicado para toda a família, especialmente, para os casais impedidos de terem filhos.

As vantagens de ser invisível

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Adolescência, abuso sexual, rejeição, homossexualidade, drogas, depressão, suicídio, consumo de drogas por menor.

SINOPSE

Na trama conhecemos Charlie, um rapaz pacato e solitário que sofre por não ter amigos. Com o início do ano letivo ele tem mais uma chance de conseguir aumentar seu número de amizades (que basicamente se restringe a seus irmãos). Após algumas situações constrangedoras e o início de uma amizade com seu professor de literatura, Charlie conhece Patrick (Ezra Miller) e Sam (a ex- Hermione, Emma Watson), um casal de meio irmãos que fazem parte da turma dos descolados. Logo, Charlie se sente muito bem aceito por esses novos amigos e assim uma grande amizade vai nascendo. Leia mais clicandoa aqui.

O filme narra a história de Charlie (Logan Lerman), um garoto introvertido que acaba de entrar para o high school -- o equivalente ao ensino médio nos Estados Unidos -- e tem de lidar com um dos maiores temores da adolescência: não ser aceito em nenhum grupo. No entanto, logo nos primeiros dias de aula, o menino é acolhido por uma turma de veteranos desajustados. O grupo inclui o gay Patrick (o brilhante Ezra Miller, de Precisamos Falar Sobre o Kevin) e sua meia-irmã Sam (Emma Watson, a Hermione de Harry Potter em seu primeiro ótimo papel após a franquia), uma menina bonita, mas ingênua, que já beijou toda a escola. Para ler mais, clique aqui.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Ambientado no começo da década de 90, quando as pessoas trocam fitas cassete com suas músicas favoritas e podiam reclamar de não ter nada pra ver na TV, o filme  foi aclamado pela crítica, que em sua maioria o considera como o “filme adolescente” do ano. Trata-se de um drama que não se restringe a retratar as crises previsíveis dos adolescentes, ele vai além e costura outras questões.

Bird

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Dependência química, transtornos alimentares, relações familiares, sociais e afetivas.

SINOPSE

Cinebiografia do famoso saxofonista Charles "Bird" Parker, um dos mais famosos musico da historia do jazz. Sua arte e sua vida deixou um profundo legado. O talentoso diretor/ator Clint é um aficionado de jazz de longa data, e com esse filme que fornece um retrato emocionante do jazz visionário de Charlie "Bird" Parker. Eastwood, também pinta um retrato vívido do mundo do jazz em toda sua complexidade. Forest Whitaker, como Parker, fornece uma interpretação apaixonante que ajuda a fornecer uma compreensão do gênio do homem, e das tragédias de suas crises ou do uso de drogas. Clint não faz nenhum julgamento moral em relação ao músico. Ele homenageia a sua arte e respeita o homem. Magnífica trilha sonora (ganhadora do Oscar), com os solos dos discos originais de Parker, um gênio incansável que viveu intensos 35 anos (1920 a 1955). Filme sobre um músico fantástico, tremendamente talentoso.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Viciado em drogas desde muito jovem, Charlie teve ao longo da sua carreira muitos altos e baixos. Charlie aprendeu a tocar ouvindo uma vitrola velha, por isso o som que produzia era único e transbordava seu amor pela música. Apesar do sucesso, o músico tinha sérios problemas com abuso de substâncias e transtornos alimentares, o que prejudica sua vida. Graças ao apoio da sua dedicada mulher Chan, que tudo fez para evitar o seu internamento numa instituição mental, Charlie continuou a tocar o seu novo estilo de música, levando a uma autêntica revolução no jazz. A trama nos brinda com sua trilha sonora invejável, principalmente para os amantes do jazz, mas também explora os transtornos psicológicos do artista.

O Exótico Hotel Marigold

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Luto, terceira idade, autodescoberta, homossexualidade, recomeço, amizade

SINOPSE

Já aposentados, sete ingleses, até então desconhecidos (Bill Nighy, Maggie Smith, Judi Dench, Tom Wilkinson, Penelope Wilton, Celia Imrie e Ronald Pickup), são aliciados a viver o resto dos seus dias num suntuoso hotel na Índia. Uma vida luxuosa a um preço acessível, segundo a agência que lhes vende o pacote. Porém, lá chegando, descobrem que o antigo palácio, agora transformado Hotel Marigol, já não tem o esplendor do passado. Desiludidos e sentindo-se enganados, os sete revelam algumas dificuldades em adaptar-se a uma cultura totalmente diferente da sua. Porém, será ali mesmo, com a preciosa ajuda do jovem indiano Sonny (Dev Patel), que cada um descobrirá que não existe idade limite para redescobrir a alegria de viver.

(...) eles serão transformados por suas experiências compartilhadas, descobrindo que a vida e o amor pode começar de novo quando você deixar de viver no passado. Cinema 10 - leia mais clicando aqui.

A chegada à Índia fará com que cada personagem se aproxime cada vez mais, enfrentando – ou se refugiando – de todas as diferenças que envolvem as díspares culturas: caos, pobreza, fé, culinária, poluição, clima, entre tantos outros. E o convívio dos acolhedores e solidários indianos será capaz de quebrar a barreira dos reservados britânicos em um filme que toca de forma delicada e sincera em temas como morte, solidão e amizade, além da chegada à velhice aliada ao confronto direto com o próprio passado, presente e futuro. Politicamente falando, o longa ganha ainda mais créditos ao nos colocar diante de britânicos e indianos convivendo em harmonia. Afinal, o passado recente da colonização britânica na Índia, que durou quase um século de conflitos. A ideia de mostrar personagens diferentes que acabam por descobrir mais um sobre o outro já rendeu numerosas obras, mas “O Exótico Hotel Marigold” faz isso com uma qualidade acima da média. Cinema com rapadura, crítica completa aqui.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

A falta de perspectiva ou as questões inerentes à idade desses aposentados são a motivação necessária para que realizem essa viagem para um luxuoso hotel com custo baixo. Suas expectativas giram em torno de tudo aquilo que era oposto ao que viviam, ou seja, conforto, luxo e lazer. Entretanto, encontram um hotel decadente e precário. Foram seduzidos com visões de uma vida de lazer, mas chegam para encontrar no palácio um espelho de suas vidas. É exatamente este o ponto que dará início à jornada pessoal de cada um dos personagens.

Coisas que perdemos pelo caminho

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Luto, violência doméstica, drogas, dependência química, relações afetivas, sociais e familiares

SINOPSE

Audrey Burke (Halle Berry) está em choque com a notícia que acaba de receber: Brian (David Duchovny), seu marido, foi morto em um ato de violência o qual ele não tinha qualquer ligação. Audrey agora sente-se perdida e, por impulso, recorre a Jerry Sunborne (Benicio Del Toro), um amigo de infância do marido que é viciado em drogas. Desesperada para preencher o vazio em sua vida que existe desde a morte de Brian, Audrey convida Jerry para morar no quarto anexo à garagem da família. Jerry atualmente está lutando para evitar as drogas e vê nesta oportunidade a chance de se recuperar de vez, ele passa a agir como se fosse o substituo de Brian na vida de Audrey e seus filhos.

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O OLHAR DA PSICOLOGIA

Li, certa vez, algo sobre como uma viúva fez o discurso no velório de seu estimado marido. Diferente do esperado, ela enaltecia os pequenos defeitos que fora obrigada a suportar dia após dia, como seu ronco, e outras “cositas” mais. Entretanto, no final de seu relato, ela afirma que eram exatamente as imperfeições, tão humanas de seu finado esposo, que fariam falta em seu cotidiano. O som de seu ronco, por exemplo, é o que marcava não só sua presença, mas a existência desse outro tão querido. Afinal, são as nossas imperfeições que demonstram nossa singular existência. Quando Audrey perde seu marido, que é morto ao socorrer uma mulher que sofria de violência doméstica, ela se vê sem chão. Desnorteada, aos poucos, ela entra em contato com aquilo que não conseguia compreender, suas discordâncias, queria se aproximar do que era mais humano nele. Aquela amizade que ele mantinha com um viciado era algo que ela não podia compreender. Entretanto, é exatamente aí que ela encontra maior ligação com seu amor e é também onde busca a elaboração de seu luto. Ao convidar esse amigo para morar em sua casa, ela inicia um processo de aproximação e afastamento de sua história. Ela havia perdido o marido, o amigo tinha perdido a esperança muito antes de perder o amigo. A proximidade deles permite, não só o resgate da esperança, mas a elaboração do luto e a celebração da vida. Os conflitos são inevitáveis quando personagens tão antagônicos se encontram, mas é exatamente nessas colisões que ambos criam novas oportunidades. O vício e a difícil recuperação de um dependente químico são temas bem explorados na trama, que bem ilustra a necessidade de apoio de pessoas queridas durante o processo. É um filme que fala de elaboração de luto, de recuperação de viciados, de morte e de vida, coisas que fazem parte do nosso cotidiano, mas que preferimos evitar falar sobre.                                         Patrícia Simone

Nada é óbvio, tudo está trabalhado com maestria, e as relações de proximidade incomodam mesmo. É um defeito humano ter mesmo disso, de estar tão perto ao ponto que esses personagens estão uns dos outros. O medo de precisar, o medo de se entregar é outra temática muito bem colocada aqui. Em nenhum momento Jerry e Audrey são colocados como um futuro casal: são apenas duas pessoas que precisam uma da outra de maneiras que não conseguem sequer explicar. Cine rapadura, para ler a crítica completa, clique aqui.