sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quem Somos Nós


ASSUNTO

Questões sobre percepção,  experiência e realidade, física quântica, conceitos gestálticos, ESCOLHA.

SINOPSE
A protagonista se vê numa fantástica experiência ao estilo de 'Alice no País das Maravilhas', quando sua vida cotidiana, tão carente de inspiração, literalmente começa a desenredar-se, revelando o mundo incerto de valores ocultos, encobertos por uma realidade alarmante, que a maioria de nós considera normal.
Amanda é literalmente lançada em direção a um redemoinho de acontecimentos caóticos, enquanto os personagens que encontra durante esta odisseia revelam um conhecimento mais profundo e oculto, que ela jamais percebera querer saber. 







Clique aqui.Para ASSISTIR


O OLHAR DA PSICOLOGIA

O filme aborda a física quântica de forma leve, deixando-a menos didática e chata, além de questionar o tempo todo o que vemos, como percebemos . O que é real? E como damos valor exato, verdadeiro, para as coisas que se apresentam no universo. Mais exatamente, se podemos ou não ter certeza de que certos objetos "são o que são".
No processo terapêutico, um dos objetivos é ajudar ao cliente a perceber sua situação por outro ângulo, outra perspectiva. Muitos obstáculos, para o fluir natural do ser humano, estão nas posturas rígidas, repetidas, paralisadas em uma única forma de perceber o mundo. Melhor dizendo, de se impedir de perceber, pois construímos uma realidade pessoal, não permitindo que o momento presente se revele como é, aqui e agora. O deslocamento do lugar comum permite infinitas possibilidades, o que favorece a flexibilidade diante do novo, sinônimo de saúde. O movimento está em tudo que vive, nos permitindo infinitas possibilidades de conexões. A consciência se revela como um farol, que escolhe o quê iluminar, trazendo para o foco o que interessa, desprezando o restante. De fato, nossas escolhas definem nossas conexões, nossos contatos, nosso FOCO. Diversos conceitos gestálticos são explorados no documentário, favorecendo novas reflexões, novas percepções, novos sentidos. Parte e todo, totalidade, figura e fundo, aqui e agora, formas, ajustamento criativo, responsabilidade (habilidade de responder), contato...
Na fita, a protagonista percebe que a realidade na qual sempre acreditou, principalmente em relação aos homens, os relacionamentos com outras pessoas, ou, ainda, a maneira como seus sentimentos afetam seu trabalho, não faz parte, de fato, da vida real!! Aliás, o que é real? Como processamos, vivemos ou escolhemos nossa realidade? 
À medida que Amanda aprende a relaxar vivendo essa experiência, ela se torna capaz de dominar seus temores, adquire sabedoria e conquista a chave dos segredos de todas as idades, tudo isso, de uma forma muito leve. A partir daí, ela já não se vê mais como vítima das circunstâncias, mas está a caminho de ser a grande força criativa de sua própria vida, que, por sinal, jamais voltará a ser a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!