quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sunshine, o despertar de um século

ASSUNTO
Relações, mitos e conflitos familiares  Transgeracionalidade Segredo, preconceito, racismo.
A história narra a saga de uma família judia na Hungria, como pano de fundo para a história do país, de 1828 aos dias de hoje. São exatamente três horas de projeção. São nestas três etapas de medos, traições e recordações que vemos a história de uma família ser retratada. Discutem-se questões relevantes sem que se chegue a conclusões fáceis (viver é difícil; fazer escolhas é difícil). O curioso é que quando se fala de uma família no fundo está se falando também de muitas outras, de todas. Por isso, o filme não se limita apenas aos judeus, mas a qualquer pessoa. Está falando na verdade da relação do homem, qualquer homem com seu tempo, com a sua família, com a política, com os governantes, com as decisões e opções que tem de fazer ou deixar de tomar.
Links:  Museudocinema   Historia   Notas da Produção   
SINOPSE
Este drama épico conta a história de várias gerações de uma mesma família de judeus na Hungria. De origem humilde, os Sonnenschein chegam a ter dinheiro e influência no início do século 20. O patriarca se torna um juiz de respeito, mas sua carreira é afetada quando medidas anti-semitas são tomadas pelo governo. Seu filho se converte ao cristianismo para escapar às perseguições, mas mesmo assim se torna uma vítima do nazismo. O neto sobrevive à guerra e toma suas origens como o que tem de mais importante. Ralph Fiennes interpreta três homens de diferentes gerações da família.

Um comentário:

  1. Embora sejam 3 horas de filme, passa rápido. História de um país, de uma raça, de uma família em 3 gerações. Os conflitos advindo desse diálogo entre o público e o privado tocam espectador, pois independe da particularidade da narrativa, o filme fala de questões que revelam cada um de nós. Cenas e frases fortes nos remetem questões sobre escolhas nossas de cada dia. O filme é imperdível!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!